10:45hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
01/01/2013 10h53

Tradição de Folia de Reis é mantida na zona rural de Muzambinho, MG

Foliões percorrem as casas para lembrar o caminho dos três reis magos.


A tradição da Folia de Reis, passada de pai para filho, canta as alegrias e a fé do povo no Sul de Minas. Grupos se reúnem e visitam as casas para lembrar o momento em que os três reis magos encontraram e presentearam o menino Jesus.

Do dia 25 de dezembro, quando é celebrado o Natal, ao dia 6 de janeiro, a rotina de uma companhia de Muzambinho (MG), que existe há 80 anos, é uma só: percorrer os bairros, visitar as casas e levar música e muita fé.

No município, até as comunidades rurais recebem a cantoria dos foliões e marungos. O ponto de encontro é o bairro Moçambo e ao som de violões, tambor e pandeiro, os integrantes da folia de reis pedem passagem e, de porta em porta, mantém viva a tradição, que foi herdada dos portugueses.

Quem recebe a  visita sente-se orgulhoso. “Eu gosto de recebê-los em casa. É uma tradição que eu acho bacana manter”, diz o pedreiro Daniel Ferreira Almeida.

Em outra casa, o grupo visitou primeiro a capela, que os moradores fizeram para homenagear os reis magos. “Nós fizemos a obra depois de uma graça alcançada. Eu estava doente e me curei”, comenta a comerciante Lucimara Fonseca Moreira.

Um dos integrantes da companhia, Pedro Antônio da Silva, já completou seis décadas na folia e não desanima. “Eu gosto muito disso”, dispara.

E a mistura de folclore e religiosidade continua sendo passada através das gerações. O pequeno Théo, de apenas dois anos, já tem energia de sobra para não deixar a festa acabar. “Ele é pequeno mas já gosta bastante da folia”, pontua o pai da criança, William de Lima.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br