Maior fogueira artesanal tem 30m de altura
Patrimônio Imaterial de Carmo de Minas, a fogueira da festa de São Pedro possui 30m de altura e é considerada a maior fogueira “artesanal” do Sul de Minas. Construída por voluntários da comunidade do bairro dos Campos, na zona rural do município, a fogueira atrai centenas de pessoas para prestigiar sua queima e este ano não foi diferente.
Há 76 anos a fogueira é acesa tradicionalmente no dia de São Pedro, 29 de junho. No início era uma pequena fogueira durante a quermesse, mas a fogueira foi crescendo até chegar aos 30m de altura e tornar-se o patrimônio imaterial do município, que recebe visitantes de diversas regiões.
A construção tem início uma semana antes do dia de São Pedro, e, no dia da festa são colocadas as últimas lenhas para que os participantes e também visitantes possam prestigiar um pouco do processo artesanal de construção da fogueira antes de sua queima.
No início da construção eram necessários cerca de 30 voluntários, porém, atualmente devido a questões de segurança na coleta da lenha, o processo sofreu algumas alterações e este ano cerca de 8 homens foram voluntários para a construção da fogueira.
“É uma fogueira muito bonita, é fantástica, é como o bolo da festa. Pra gente que ajuda a cuidar de tudo nesse processo, é uma emoção muito grande quando a fogueira é acesa”. Conta Cláudio Aparecido de Oliveira, um dos voluntários.
A Festa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Carmo de Minas / Gerência de Cultura e Turismo e Polícia Militar.