16:16hs
Segunda Feira, 20 de Janeiro de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1906
Regional
25/12/2024 14h09

Virada Cultural das Montanhas Mágicas da Mantiqueira em Andrelandia:

 Um marco para o desenvolvimento do turismo local e regional

Por Márcio Muniz

Aconteceu em Andrelândia, entre os dias 14 e 17 de novembro, um dos maiores eventos culturais, turísticos e esportivos já realizados em toda a nossa região. Idealizado pelo Circuito Turístico Montanhas Mágicas, que integra os municípios de Andrelândia, Arantina, Carvalhos, Liberdade, Minduri e Passa Vinte, a Virada Cultural das Montanhas Mágicas da Mantiqueira teve sua terceira edição promovida pela Prefeitura Municipal de Andrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Obras Públicas e Finanças.

O evento contou também com o suporte da diretoria executiva do circuito e do jornal Correio do Papagaio, além do apoio da Emater-MG, Secult-MG, Fecitur-MG e de entidades locais e regionais. Um grupo expressivo de moradores do município, que acreditam no poder transformador do evento, colaborou incansavelmente para a sua realização.

Em sua terceira edição, o evento consolidou-se pela capacidade de envolver tantas pessoas em um único projeto, com o objetivo claro de promover a integração e união entre arte, cultura, educação, música, esporte, meio ambiente, preservação patrimonial e, acima de tudo, a valorização do ser humano em todas as suas classes sociais, abrangendo crianças, jovens, adolescentes, adultos e até a melhor idade.

Mais de 800 pessoas participaram ativamente nas atividades do evento, que atraiu um público de mais de 10 mil pessoas, lotando a praça de eventos durante os quatro dias de programação. As atividades começavam por volta das 8h da manhã e se estendiam até depois das 4h da madrugada.

Foram realizadas mais de 50 atividades, com destaque para:

• Música: mais de 23 apresentações, incluindo bandas e músicos locais, regionais e nacionais, como o grupo Falamansa.

• Cultura e tradições: apresentações de danças, grupos teatrais, saraus, grupos afro, folias de reis e o encontro de bandas marciais.

• Gastronomia e artesanato: exposição e venda de produtos da terra, como os da agricultura familiar, artesanatos, festival de queijos e oficinas de gastronomia, com destaque para as cozinhas show.

• Esportes e aventura: atividades como pedaladas, corrida rústica, caminhadas e trilhas de moto, que garantiram adrenalina e diversão.

É importante agradecer ao prefeito de Andrelândia, Sr. Francisco Carlos Rivelle (Cacau), que também preside a diretoria administrativa do circuito, por acreditar nos projetos e transformá-los em um case de sucesso regional. Os investimentos do município no turismo atraiu até mesmo o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que no mês parssado veio conhecer de perto os projetos realizados em Andrelândia e região.

Durante sua visita, Leônidas ficou impressionado com as belezas naturais e, principalmente, com a gestão da administração do prefeito Cacau. Ele destacou a grandiosidade do complexo turístico que será inaugurado ainda este ano e afirmou desconhecer outro projeto tão bem elaborado arquitetonicamente em Minas Gerais.

Como Tudo Começou

O nosso circuito foi o primeiro circuito turístico a ser criado em nosso estado, numa época em que ninguém falava ou discutia turismo de forma regionalizada. Foi no ano de 1995, quando o governo Azeredo implantou a divisão territorial no estado, dividindo-o em macro e microrregiões. Naquela ocasião, foi criada a microrregião de Andrelândia, abrangendo 13 municípios: Andrelândia, Aiuruoca, Arantina, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Carvalhos, Cruzília, Liberdade, Minduri, Passa Vinte, São Vicente de Minas, Seritinga e Serranos.

Naquele momento, o prefeito de Andrelândia era o Sr. Walter Otacílio Junior, e coube a ele convocar uma reunião com os prefeitos da microrregião, com o objetivo de discutirem três propostas de obras prioritárias para a região, que seriam encaminhadas para o governo do estado. Participei dessa reunião como Secretário de Turismo de Aiuruoca e como diretor do jornal Correio do Papagaio, Por ser natural de São Lourenço e ter sido criado no Rio de Janeiro, já tinha experiência com o valor transformador que o turismo proporcionava em minha cidade. No ano de 1982, voltei para São Lourenço, e em 1986 fui morar em Aiuruoca, onde me apaixonei pelas belezas naturais que o município e a região ofereciam.

Foi então que, naquela oportunidade, sugeri aos prefeitos e assessores presentes a criação de um circuito turístico. Naquele mesmo dia, o projeto foi criado e recebeu o nome de Circuito dos Queijos e das Montanhas, hoje conhecido como Montanhas Mágicas da Mantiqueira.
Começamos, então, uma maratona em busca de apoio de diversas instituições do estado, como Senac, Sebrae, Turminas, Embratur, Emater e outras entidades. O gerente de turismo do Senac Minas, Dr. Antônio Henrique de Paula Borges, se encantou com com o projeto e conseguiu o apoio do deputado federal Manuel Costa, que era da região.

Por volta do ano 2000, o estado iniciou a implantação de um projeto estruturador do turismo em Minas Gerais, com a criação da Secretaria de Estado de Turismo e a implantação dos circuitos turísticos. Hoje, Minas Gerais ocupa o primeiro lugar no ranking do turismo no Brasil, sendo seu modelo de gestão uma referência que vem sendo implementada e aperfeiçoada em outras regiões do país.

O Circuito Montanhas Mágicas ficou paralisado entre 2010 e 2020, devido à falta de apoio das administrações municipais daquele período. Era uma época de recursos escassos, o que inviabilizava os trabalhos. Contudo, a realidade dos nossos municípios hoje é outra. A pedido do prefeito Cacau, aceitamos o desafio de retomar os trabalhos, reunimos seis dos treze municípios da microrregião de Andrelândia e reativamos o circuito. Estamos correndo contra o tempo para recuperar o que ficou para trás – e muito mais.

A Virada Cultural foi criada com o objetivo de unir todas as forças possíveis para conscientizar o nosso povo e mostrar, na prática, que o turismo é a melhor forma de desenvolver nossos pequenos municípios, gerando emprego e renda com pouco investimento e grande retorno. Essa foi a maneira que encontramos para proporcionar à população o sentimento de pertencimento a um projeto construído a muitas mãos.

Junte-se a nós nesse movimento, que vale muito a pena.

“O sucesso é uma combinação de esforços, determinação e atitudes proativas.”

Sows com bandas locais, regionais e nacional

Encontro de Bandas Marciais

Artesanato local e regional

Atividades Esportivas

Participações Sociais

Participação Sociais II

Outras Atividades

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br