No início do mês de agosto, a Prefeitura de Santa Rita de Jacutinga realizou a Terceira Conferência Municipal de Cultura, no Santarritense Esporte Clube, tendo como tema central “Promoção Simbólica e Diversidade Cultural”.
Na programação, palestras, confraternização, plenária para discussão e aprovação das propostas com participação de representantes do comércio, das comunidades e das empresas da cidade; apresentação de slides do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural. No encerramento houve uma animada apresentação musical.
Todos os participantes do congresso receberam o certificado e puderam eleger os delegados Deyler Nelson (Emater), Ângela Maria (artesanato), Maria Teotunila (comércio), Douglas Malharo (pousadas), Vania Maria (professora), Maria Luiza (professora estadual) e José Geraldo da Fonseca (vereador), que passam a representar Santa Rita de Jacutinga.
Logo após o discurso do prefeito Luiz Fernando Osório e da secretária municipal de Administração, Elizabete Bittar Osório, teve início as palestras.
Criação, produção, preservação, intercâmbio e circulação de bens artísticos e culturais e Democratização da Comunicação e Cultura Digital foi o tema abordado na palestra de Cristiane Inês De Carvalho; Educação e Formação Artística e Cultural, com Francisco Raimundo De Oliveira, presidente da Câmara Municipal; Valorização do Patrimônio Cultural e Proteção aos Conhecimentos dos Povos e Comunidades Tradicionais foi o tema das palestrantes Raquel Elvira Ângelo Quinani e Célia Mendonça da Fonseca. Houve também palestra com Ester Aparecida de Menezes, secretária de Educação, e Luiza Helena de Andrade de Amorim.
Propostas importantes para a cidade foram aprovadas, buscando parcerias e recursos, levando o melhor para a cidade e ao povo de Santa Rita de Jacutinga.
Homenagem Especial
Para Marilda Marinho de Andrade, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico de Santa Rita de Jacutinga.
O prefeito Luiz Fernando Osório e os palestrantes mostraram para a sociedade o quanto é importante a valorização das pessoas, do município e de toda região, lembrando a importância do resgate da cultura, das tradições e da história para toda a sociedade. Ou seja, um grande ensinamento educativo, uma verdadeira lição de vida para o ser humano. Aprendemos dia a dia com a vida. Isso é cultura. E mesmo que o tempo passe podemos lembrar, com saudades, daqueles que já fizeram pelo nosso município.
“As palavras, as escritas e as obras são eternas,
Assim do principio até o fim
Ensinamentos passam de geração para geração.
Coração de sabedoria são flores, memórias de um verdadeiro jardim,
Semeado e cultivado por uma riopretana naturalizada santarritense
que sempre amou essa terra de coração.
A saudade é a maior prova que dona Marilda viverá para sempre entre nós.
Se tivesse mais um dia estaria estendendo a sua mão em benefício de nosso município.
Era santarritense de coração. A ela nossa eterna gratidão”.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |