Foliões aproveitam carnaval em São Lourenço
A programação do Carnaval 2017 de São Lourenço foi elaborada com o objetivo de acolher as famílias dos moradores e também dos visitantes que escolheram curtir as atrações carnavalescas no município.
Para promover a festa nos cinco dias do evento o município gastou R$330 mil. O valor representa uma economia de R$500 mil quando comparado com os custos do ano de 2016.
Dois dias após o término do Carnaval, São Lourenço estava com as ruas e avenidas limpas de sujeiras e livres de mau cheiro. A semana iniciou como qualquer outra, sem grandes problemas que, geralmente, decorrem após o evento.
Segundo o Secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Paiva Frade “as crianças e idosos tiveram seus espaços, o comércio foi movimentado, a limpeza foi feita igual eu vi em Lisboa [capital de Portugal] e nossa estrutura foi muito maior e com menos gastos. Não foi milagre, foi honestidade”.
A abertura oficial do Carnaval do Sul de Minas aconteceu na sexta-feira, em São Lourenço, com o tradicional Bloco do Pijama. Este ano o bloco completou 30 anos e atraiu foliões de várias regiões do país.
A principal mudança que pôde ser percebida pelos foliões foi a transferência de local. O Carnaval teve todas as atrações no centro da cidade e não no Parque Ilha Antônio Dutra, como nos últimos anos. A folia contou com a instalação de dois palcos, o principal, localizado próximo à Praça Brasil, no estacionamento do parque, e o segundo no Calçadão I. Além dos comerciantes locais o município recebeu também Food Trucks que ficaram no Calçadão II.
A programação atingiu públicos de todas as faixas etárias. Espaço de recreação para as crianças, marchinhas tradicionais de carnaval, DJ’s e muito samba. Na noite de sábado a cidade recebeu no palco principal a Velha Guarda e a bateria da Mangueira, Escola de Samba do Rio de Janeiro que já soma 91 anos de sambódromo.
O samba carioca continuou marcando presença na folia. No domingo a cidade recebeu a Banda de Ipanema, que é a responsável pela abertura do carnaval no Rio de Janeiro. Na terça-feira, para encerrar a festa o público sambou ao som da bateria da Grande Rio que este ano carregou o tema “Hoje é dia de Ivete”, em homenagem a artista brasileira que embala os trios elétricos de Salvador e já é considerada um ícone do Carnaval da Bahia.
A atuação da Polícia Militar foi outro aspecto marcante no evento. Para a munícipe Yara de Souza Martins, o Carnaval estava bem organizado e seguro. “Há quatro anos participo do carnaval na cidade e nunca vi cenário igual ao deste ano. A PM estava presente em todos os lugares e, em relação à limpeza, as ruas estavam limpas como se não tivesse havido nada”, relata.
De acordo com informações da Polícia Militar, a corporação recebeu 50 militares do Curso de Formação de Soldado para reforçar e apoiar o policiamento, o que contribuiu na ostensividade e presença da polícia junto ao cidadão.