15:38hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
São Lourenço - Eventos
31/01/2018 11h53

Carnaval em São Lourenço e no Sul de Minas: pura alegria

A folia começa antes mesmo da data oficial, firmando mais uma vez a tradição das comemorações na região

Originário das festas a fantasia que aconteciam na Europa, o carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII. Em alguns países, como a França, esta comemoração acontecia em forma de desfiles nas áreas urbanas, com os participantes usando máscaras e caracterizados por vestimentas que reproduziam personagens importantes ou populares da época, como membros menos influentes na hierarquia da corte, escritores, piratas, saltimbancos e outros artistas de rua, acompanhados por ritmos de instrumentos de percussão, como bumbos e tambores africanos.
Os brasileiros, com sua alegria e descontração características de um país tropical, aperfeiçoaram então a festa, em muitos aspectos expandindo-a e inovando para o mundo, o que se tornou uma das maiores referências do calendário do entretenimento, que com o passar do tempo conquistou o lugar de uma das festas mais aguardadas do ano por milhões de foliões espalhados por todo o País e até por diversos pontos do Planeta.
No Sul de Minas não poderia ser diferente. Os tradicionais blocos que ocupam as ruas, praças e avenidas das cidades atraem e animam os moradores e turistas, e algumas vezes antes mesmo do início da data oficial. As concentrações, que levam para as ruas milhares de pessoas, dão o ritmo e o tom que os foliões terão que manter, cheios de energia, pela noite até à madrugada, estimulados pela alegria contagiante, compartilhada por todos que integram os grupos festivos.
As madrugadas são marcadas pelas músicas que transportam o público para longe das preocupações, que são deixadas em suas cidades muitas vezes longínquas e dão lugar a quatro dias - que em muitas localidades acabam ganhando a sexta-feira como um reforço extra e indispensável - de muita purpurina, confete, serpentina e fantasias.
Somando-se aos privilégios desta festa, as belezas naturais que os municípios sul-mineiros exibem, com inúmeras cachoeiras, recantos paradisíacos que convidam às caminhadas por imensas áreas verdes, longe da poluição dos grandes centros, repõem as energias gastas a cada noite de descontração, acalmam e agregam aos passeios um toque de encantamento àqueles que aproveitam este feriado mágico ou para quem prefere a tranquilidade indescritível da nossa região. São opções que atendem aos mais diversos gostos.
A alguns poucos - e distraídos - que ainda não conhecem o carnaval antecipado de Aiuruoca e Pouso Alto, aqui vão algumas dicas. Estas festas, realizadas uma semana antes da data oficial, atraem milhares de visitantes e levam para as ruas os moradores locais.
O carnaval da cidade de Aiuruoca traz em sua bagagem uma tradição de 80 anos de existência.
Com quatro noites inesquecíveis - quinta, sexta, sábado e domingo - o pequeno município mineiro se tornou conhecido no Brasil e exterior por ser o primeiro no País a antecipar a Festa de Momo, onde a concentração de foliões garante a presença de visitantes de muitos estados. Este ano a festa acontecerá de 1º a 04 de fevereiro, assim como a de Pouso Alto, com várias bandas e trios elétricos. O som começa antes do almoço e só para depois que o sol desponta na manhã seguinte. E após um intervalo de algumas horas, para um merecido e necessário descanso, recomeça. E tudo se repete.
Estas duas cidades compõem uma agenda indispensável.
Simultaneamente à festa nos grandes centros urbanos, em sua data oficial, tem início o carnaval de São Lourenço, com o tradicional Bloco do Pijama, na noite de sexta-feira, conduzido por dois trios elétricos pelas ruas da cidade, com concentração na Ilha Antônio Dutra. Um evento que em sua última edição reuniu cerca de 30 mil foliões. Como no ano anterior, a Praça Brasil será o palco da grande comemoração. No sábado, a banda Blue Brasil Sambas Clássicos, Grupo de Dança e a apresentação da Velha Guarda da Mangueira, que trará para a Praça a época de ouro dos grandes carnavais.
No domingo, banda Patukerê e CarnaCollors garantirão o espetáculo.
Na segunda, dia 12, a banda Blue Brasil Sambas Clássicos, Grupo de Dança e a apresentação da banda Exaltasamba.
Na última noite, Blue Brasil Sambas Clássicos, show com a Velha Guarda da Escola de Samba Mocidade Independente e a banda Patukerê.
Em Andrelândia a abertura oficial do Carnaval 2018, que vai de 09 a 13 de fevereiro, contará com a presença da Banda Corporação Musical São Pio X e a banda Samba do Morro. No sábado acontecem os tradicionais desfiles dos blocos Confetes ao Vento e das Virgens, que atraem inúmeros foliões, finalizando com o show da Banda Fórmula 7. No domingo, a banda Corporação Musical São Pio X; o desfile da Escola de Samba Unidos do São Dimas e o Bloco Junto e Misturado anteciparão o show da Banda Fórmula 7. Na segunda-feira é a vez do Bloco da CIS e Bloco Nem Ligo, que animarão as ruas da cidade, e o show da noite fica por conta da Banda Versão Plus.
Finalizando o carnaval, acontecem a matinê e o último show da festa, com a banda Versão Plus.
Em Bom Jardim de Minas, na sexta-feira, a banda Alto Astral garantirá a alegria.
No sábado, os blocos das Piranhas e Só Dá Nóis ganharão as ruas e praças; a banda Bis fará apresentação no palco.
No domingo, o bloco Amigo da Onça e Banda Bis levantarão o público. Na segunda-feira, os blocos EVEC, Barão Vermelho e Alto Astral. A Elétrica Banda Show finalizará esta noite em grande estilo.
Na terça, o bloco Timbalada e Elétrica Banda Show encerram a grande festa. Haverá ainda participação especial da banda Puxa Sax, e matinês no domingo e terça.
A comemoração do carnaval na cidade de Arantina terá 5 noites de muita festa, com os tradicionais blocos do Flamengo, do Botafogo, do Boi, das Piranhas, do Bezerro, Caminhada Alcoológica, da Buzina e demais blocos, além do desfile da Escola de Samba Ekimorrão, que sempre marca presença, e ainda grandes shows com bandas regionais.
Vale lembrar que independente do roteiro escolhido, muita gente bonita, música de qualidade, muita alegria e roteiros ecológicos estão garantidos.
E lembre-se: algumas situações devem sempre ser evitadas para que a festa não seja interrompida. Não dirija sob efeito de bebida alcoólica. Este é o período em que as taxas de acidentes de trânsito se multiplicam. Observe sempre os ânimos das pessoas à sua volta e evite discussões. Caso algo imprevisto ocorra, procure a base da PM mais próxima e comunique-a.
Muitos jovens e famílias saem para comemorar a festa, buscando descontração e momentos agradáveis.
Boa folia!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br