Criada no ano de 2012, a Cavalgada das Patroas é um evento que tem por objetivo reunir mulheres para momentos agradáveis de lazer, liberdade e contemplação da natureza. Em sua primeira edição, contou com apenas 12 participantes, número que foi aumentando nos anos posteriores e que, em 2018, alcançou a marca de 180. Para 2019, a expectativa é de 250 inscrições.
Sempre no mês da mulher, a cavalgada é organizada para celebrar a força do sexo feminino e o seu direito de realizar atividades, muitas vezes restritas aos homens. Longe das obrigações da casa e do trabalho, “as patroas” podem desfrutar da calmaria de um caminho rural, colocar as conversas em dia e renovar os ânimos.
Partindo da cidade mais aconchegante do Sul de Minas Gerais, a cavalgada passa por uma das trilhas mais bonitas e antigas da região, rumo à cidade de São Sebastião do Rio Verde. Durante o percurso, são realizadas algumas paradas para o descanso das moças e para o cuidado com os animais. Afinal, o amor e o respeito aos cavalos são dois grandes motivadores dessa empreita.
Em seu destino, uma charmosa pousada, o grupo descansa e confraterniza ao som de roda de viola caipira e de típica comida mineira, para, no dia seguinte, fazer o caminho de volta, com a certeza de muitas histórias boas para contar. A Cavalgada das Patroas é assim, uma mistura de tradição mineira e inovação e um incentivo à valorização da amizade e das coisas simples da vida.
Dia 30 de março
-Chegada e concentração às 07:30h na Baia Sto. Amaro – Via Silvestre Ferraz em São Lourenço.
Homenagens, oração e saída prevista para às 9h