“Ele é impecável no violão. As músicas do grande Tarrega ganham mais vida ao serem executadas por ele. A música Sonata ao Luar, de Beethoven, parece ter sido escrita para violão quando ele toca. Ele é muito bom”. Com estas palavras, o crítico de arte Ferterflen, de Curitiba (PR), descreve o talento e arte do concertista Carlos Andriolli.
_________________________________
Intitulada “Grande Concerto de Violão Brasileiríssimo”, a apresentação do violonista Antonio Carlos Andriolli levou um seleto público à Casa da Cultura de São Lourenço, em 22 de janeiro, numa noite onde, além da exibição irretocável deste grande músico, a platéia atestou a competência e o talento da cantora Tania Lima, de Carmo de Minas, e do também violonista Guilherme, um dos jovens alunos e convidados do anfitrião da noite.
A cantora Tânia Lima; o concertista Carlos Andriolli; o jovem violonista Guilherme; e a diretora da Fumdec, Bernadete Guimarães |
O repertório, de conteúdo genuinamente brasileiro, mostrou aos muitos aficcionados do mais popular de todos os instrumentos musicais, algumas das grandes peças de memoráveis compositores, como João Pernambuco, Ernesto Nazareth e Villa Lobos, ouvidas pela ala jovem com muita atenção e pela primeira vez, e levando os apreciadores mais experientes das grandes obras musicais a uma aprazível viagem pelo tempo.
“Valorizar e incentivar os talentos da nossa terra, como forma de alavancar o trabalho dos artistas locais e regionais, que são dignos de seguidores ávidos de arte com qualidade”. Com este roteiro em mãos, Carlos Henrique, da M. Carvalho Promoções e Eventos, e Anderson Ferreira, promotor de eventos culturais pelo Servtur, abraçaram a realização e organização do Concerto.
Antonio Carlos Andriolli vem, no decorrer dos últimos anos, mantendo o foco de estudos e abordagem do universo da música clássica e popular brasileira, para serem levadas aos mais diversos tipos de público, num formato inovador, interativo e inédito, interpretando as mais brilhantes obras musicais dos últimos tempos, fazendo uma breve ilustração da história de alguns compositores e suas respectivas épocas. Para ele, “a arte é uma das conquistas mais preciosas da humanidade e deve ser devidamente valorizada e reconhecida”.
Uma trajetória de dedicação ao violão
Carlos Andriolli é natural de São Lourenço e iniciou seus estudos de violão com a professora e musicista Lídia Candal Vaz e, posteriormente, com músicos renomados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, passando ainda pelas mãos de mestres como Darcy Villa Verde, premiado concertista internacional. Participou também de muitas maratonas para aperfeiçoamento em harmonia, interpretação, história do violão e do alaúde, estilística e princípios da forma, inclusive cursos da Forma Sonata e Formas da Renascença e do Barroco, da Open University Educational Enterprises, de Londres, ministrado no Brasil pela C. H. Knapp, de São Paulo.
Todo este aprendizado e as inúmeras atuações em salas de concerto de todo o país lapidaram um talento natural.
Andriolli tem se apresentado em várias escolas e salas de concerto, fazendo ainda parte do Corpo Docente da Academia de Artes de Cruzeiro (SP) e do Conservatório Musical de Varginha (MG).
Em sua busca incessante do conhecimento e da perfeição, ele procura também tornar a música erudita cada vez mais acessível ao público, principalmente jovem, demonstrando que não são apenas as grandes orquestras que representam esta música, mas também o violão, este instrumento que o violonista executa junto ao coração, servindo de intérprete à sua alma, e o faz de forma bela e profunda.
O Grande Concerto de Violão Brasileiríssimo contou também com o apoio de Vânia, assistente de produção; Anderson e Alexandre, técnicos de P.A. da Banda Vó Cotinha; Flávio Lacerda (filmagem); Sandra Nascimento (fotografia) e Cy Andrade.