22:09hs
Domigo, 22 de Dezembro de 2024
São Lourenço - Eventos
07/07/2011 16h16

São Lourenço XI Mostra de artesãos

XI Mostra de artesãos da região do Sul de Minas
 
   

XI Mostra de Artesãos do Sul das Gerais: 11 anos de sucesso na valorização e divulgação do talento mineiro

 

Arte, tradição, cultura... Aliado à festa religiosa de Corpus Christi, estes três fatores foram marcantes durante a décima primeira edição da Mostra de Artesãos do Sul das Gerais, realizada de 23 a 26 de junho no estacionamento do Parque das Águas de São Lourenço.

 

No período do último feriado prolongado deste ano, a cidade se transformou num grande centro cultural e artístico do Estado para exposição da diversidade do artesanato regional. O evento, que já integra o calendário cultural local, reuniu este ano 27 cidades, totalizando aproximadamente de 65 expositores representando aproximadamente 500 artesãos.
A cerimônia de abertura contou com a presença de membros da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACE (Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço), representantes políticos e de diversos segmentos sociais. Durante a solenidade foi executado o Hino Municipal de São Lourenço, com o acompanhamento do coral infanto-juvenil Unimed Creche SOS.



 

 
O prefeito Zé Neto destacou a importância da Mostra como fator de turismo e integração  

 

Em sua saudação de boas vindas o gerente executivo da ACE/CDL, Francisco Pinto Nanes, destacou a importância do trabalho realizado pelos artesãos. “Essa gente nos mostra o que é o artesanato de Minas Gerais, difundem nossos costumes, valores, a arte, a expressão cultural de nossa terra; investem e promovem seus produtos; e de tantos outros que nestes 11 anos acreditaram e vieram buscar, ampliar as oportunidades que a Mostra de Artesãos do Sul das Gerais proporcionam a todos que direta e indiretamente se perpetra em cada detalhe, a cada ano fortalecendo a identidade do artesanato mineiro.

 

Acreditamos que o objetivo principal foi atingido; reunir aqui, em São Lourenço, talentos; valorizando a produção artesanal regional e Mineira e a tradição das técnicas que os artesãos desenvolvem há décadas, que nunca se pode deixar perder com o tempo e que deve ser passado às gerações.  A cada ano a Mostra de Artesãos do Sul das Gerais, vem se consolidando por sua representatividade e expressividade diante de uma região tão rica em diversidade atrativa, posicionando uma de nossas riquezas, – o artesão –, como um atrativo ao turismo local e regional”, declarou Francisco.


O gerente da macro-sul Sebrae-MG, Juliano Cornélio, destacou a trajetória de sucesso da iniciativa ao longo de seus 11 anos de realização. Durante sua saudação, o gerente fez questão de sublinhar pessoas que lançaram a proposta da Mostra e empenharam trabalho e dedicação para que o evento se tornasse uma importante realidade, que hoje é referência na região e no Estado, contribuindo de forma significativa para a valorização e divulgação do artesanato regional – dentre elas: Liane Barbosa, Edna, Márcio Muniz Fernandes, César Negreiros e o atual prefeito Zé Neto.

 

 
 

O gerente da macro-sul Sebrae-MG, Juliano Cornélio, destacou a trajetória de sucesso

da iniciativa ao longo de seus 11 anos de realização

 

“É um evento já consolidado, que traz para a região e a cidade a participação de aproximadamente 23 municípios. São mais de 500 artesãos, engajados de alguma forma na promoção do desenvolvimento deste segmento tão importante. Nós sabemos que Minas Gerais é, reconhecidamente, o celeiro do artesanato brasileiro. E o Sul de Minas está inserido neste celeiro, com muita qualidade, com muita dedicação. E nós temos visto que, a cada dia que passa, os artesãos estão investindo cada vez mais na qualidade e no design de seus produtos, para que ele se torne competitivo. E eu assumo aqui com vocês um compromisso, em nome do Sebrae, para que em 2012 possamos incrementar ainda mais este evento, fazendo com que a rodada de negócios retorne para esta iniciativa. Entendemos que a partir do momento que temos condições de trazer grandes empresas, empresas âncoras, nós com certeza iremos vender mais. E a promoção do acesso ao mercado é o sentido, a razão de promovermos esta Mostra”, disse Juliano.

 


Em nome da ACE/CDL e da organização do evento, a diretora da ACE, Liane Heloiza Kortz Barbosa deu as boas vindas a todos e fez um breve resumo da origem do evento e seus objetivos. “Quando iniciamos esta Mostra, há praticamente 12 anos, a nossa intenção era criar um meio de desenvolvimento regional”, disse. A diretora ressaltou um pouco da história do artesanato, seu contexto no folclore e sua importância para a formação da identidade cultural de um povo e, conseqüentemente, de seu desenvolvimento.

 

 

O prefeito Zé Neto disse que a iniciativa “enriquece não só a vida cultural, econômica e financeira do município e da região, mas também o relacionamento que temos com nosso povo e sua auto-estima e, principalmente, com nossos turistas”. Zé Neto destacou ainda a importante participação do Sebrae nas ações e iniciativas de desenvolvimento integrado. “Depois que assumimos o governo municipal, em 1º de janeiro de 2009, já contabilizamos investimentos diretos, em São Lourenço e na microrregião, da ordem de mais de 1 milhão de reais”, declarou o prefeito.

 

 

Realização da ACE, a XI Mostra de Artesãos do Sul das Gerais contou com o apoio do Sebrae-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Lourenço, através das secretarias de Turismo, Cultura e serviços urbanos; jornal Correio do Papagaio; CDL; Nestlé Waters do Brasil / Parque das Águas e Conciv. Este ano, o evento contou com as participação das empresas âncoras: loja Kariri, projeto Terra, Doce Diferença, Regalarte, Jeito de Minas, e Xapuri.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br