O Turismo é uma das principais atividades econômicas de São Lourenço, juntamente com o comércio e o setor de serviços. Para atrair recursos financeiros e movimentar o comércio local, o Governo Municipal investe fortemente em eventos que atraiam grande quantidade de turistas para a cidade.
O Bike Fest é um desses eventos, por isso, é chamado de evento indutor. Em sua quinta edição, este ano realizado entre os dias 20 e 22 de junho, o evento contou com 16.347 pessoas inscritas e a presença de nove mil motocicletas vindas de diversas partes do país circulando pelas ruas da estância hidromineral.
A presença dos motociclistas fez com que mais de 100% dos leitos de hospedagem do município fossem ocupados, levando as pessoas a procurarem meios de hospedagem alternativos na cidade e leitos hoteleiros em cidades vizinhas, a exemplo de Pouso Alto, Soledade de Minas, Carmo de Minas e Caxambu.
Durante o final de semana do evento 480 pessoas trabalharam diretamente no evento e 1.400 conseguiram trabalho em função do Bike Fest. Cerca de R$ 7 milhões movimentaram a cidade a partir de um investimento de R$ 80 mil do Governo Municipal e apoio das logístico e operacional das Secretarias de Turismo e Cultura, Infraestrutura, SL Trans, Saúde e SAAE.
“Quando realizamos eventos deste porte, é certo que nossa economia é alavancada com os recursos financeiros deixados pelos turistas. Toda a engrenagem da economia é movimentada, a exemplo do setor do comércio, hospedagem e serviços. Isso faz com que mais impostos sejam arrecadados pela prefeitura, permitindo ao Governo Municipal realizar investimentos na cidade, a exemplo da saúde, social, obras de infraestrutura, entre outras”, explicou o prefeito Lessa.