Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, a 1ª Conferência Regional de Juventude, realizada na quinta-feira, dia 27 de agosto, movimentou o auditório da Câmara Municipal, com um efervescente de ideias, projetos e questionamentos.
Os estudantes vieram de diferentes escolas da região, representando os municípios de Soledade de Minas, Baependi, Dom Viçoso, Carmo de Minas e São Lourenço.
O clima no auditório da Câmara Municipal rejuvenesceu e absorveu o idealismo e a força de mudança dos jovens protagonistas. Entre muitas propostas, aclamava-se por maior valorização do professor, por direito à cultura, por uma alimentação mais saudável e sem agrotóxicos, por inclusão de jovens dentro do setor público e, muito, muito mais.
As discussões e apresentações das ideias eram explanadas de forma quase informal, mas a sua essência demonstrou a vontade e a necessidade concreta dos jovens buscarem formas de mudar a sua realidade.
Conduzida pelo representante da subsecretaria de Estado de Juventude, Antônio Veríssimo, diretor de Combate à Violência contra a Juventude, a Conferência torna-se uma oportunidade para os jovens demonstrarem o que pensam e o que acreditam ser a melhor forma de mudar o Brasil.
Para Antônio Veríssimo, a Conferência é um mecanismo de diminuição do espaço entre o poder público e o civil e transforma-se na porta de entrada para a organização social, através do empoderamento da juventude.
Sara Cavanela Xavier, professora de sociologia do ensino médio da escola Nossa Senhora de Montserrat, de Baependi, sublinha a importância da Conferência enquanto espaço de reflexão, de discussão, de interação e de aprendizado para os estudantes que muitas vezes nunca tinham ido a uma Prefeitura ou Câmara Municipal, nem nunca se sentiram atores e participantes da politica.
“Agora, o que a gente quer é que isso de fato venha a interferir na nossa realidade e na construção de politicas públicas que façam sentido e que não fique apenas na discussão”, comenta a professora.
Antônio Veríssimo explica que após a Conferência serão reunidos todos os relatórios e as propostas para serem elaborados e posteriormente serem transformados em políticas públicas nos diversos setores em que se aplicam. “A Conferência tem um êxito muito grande na prática. O atual Estatuto da Juventude é um resultado de Conferências passadas”, explica o representante da subsecretaria de Estado.
Nos alunos, via-se um brilho no olhar de quem de fato se tornou protagonista na ação de criar um Brasil melhor. Palavras, causas e discussões sobre temas tão importantes, dentro dos diferentes eixos, como meio ambiente, participação política, cidadania, diversidade, cultura, questões raciais, segurança pública, fizeram a Câmara Municipal de São Lourenço um lugar para sonhar com um futuro melhor.
“Este evento foi muito importante porque mostrou para os jovens que a gente pode participar e que a nossa opinião é bem vinda para as mudanças no país. Eu adorei!”, relata Maria Eduarda, estudante da Escola Estadual Cônego José Divino, de Dom Viçoso.
A Conferência começou às 08:30h e se estendeu até às 16:00h, com pausa para almoço e no final um pequeno lanche para os participantes.
Por fim, foram eleitos dois delegados de cada cidade que irão levar as propostas para a Conferência Estadual e depois para a Nacional, que servirão de base para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Lília Dias, ex-aluna da escola Mario Junqueira Ferraz e integrante do coletivo Quilombo, foi eleita delegada de São Lourenço e sublinhou a importância da representatividade da juventude e a necessidade da criação de um espaço onde eles possam ter voz. “Atualmente vemos um quadro muito grande de pessoas conservadoras e a nossa juventude não tem voz e está alienada”, afirma. E garante: o próximo passo será representar essas ideias e ideais nas próximas Conferências Estadual e Nacional.
O evento é uma realização da subsecretaria de Estado de Juventude de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.