Foto: Sectur
Desfile contará com a presença de 16 carros de boi e companhias de Folia de Reis
Neste domingo, dia 13, São Lourenço receberá a 3ª edição do Canto da Roda, que terá um grande desfile de Carros de Boi e encontro de companhias de Folias de Reis, no centro de São Lourenço.
O “Canto da Roda” tem este nome em homenagem ao barulho peculiar produzido pelas rodas dos carros de boi, que juntos cantam pelas ruas da cidade.
O desfile vai contar com cerca de 16 carros de boi, que atravessarão toda a Avenida Dom Pedro II, no Centro da cidade, indo até a Praça Brasil. A concentração será na Ilha Antônio Dutra, às 9 horas. O desfile começará às 10 horas e contará com a presença das cinco companhias de Folia de Reis da cidade.
Na Praça Brasil, os grupos irão fazer as tradicionais apresentações de Folia e os carros de boi ficarão à disposição para o público tirar fotos e observar de perto.
Segundo a Diretora de Cultura, Paula Alvez Netto, o objetivo do evento é resgatar e preservar a cultura das duas tradições.
“A cada edição temos conseguido aumentar o número de participantes. É um evento lindo e muito importante para preservar essas culturas. Antigamente, os carros de boi eram usados para transportes de carga e de pessoas, tanto na área rural e urbana. Hoje, esse transporte ainda é utilizado em algumas regiões rurais. A Folia de Reis é um patrimônio imaterial de Minas Gerais e, em 2018, conseguimos registrar nossas cinco companhias. A Folia de Reis é uma composição artística, porque reúne a dança, a música, o teatro e as artes plásticas. Cada companhia tem em média de 25 integrantes. Em torno de 150 foliões estarão presentes no desfile também”, conta a diretora.
O evento é organizado pela Diretoria de Cultura, com a participação e colaboração da SLTrans, Polícia Militar, Civil e Rodoviária
Sobre o Carro de Boi e a Folia de Reis:
O Carro de Boi é um dos transportes mais simples e antigos, utilizados para levar cargas de produtos agrícolas e também pessoas.
Sua característica mais marcante é quando está em movimento e emite um som característico de sua roda, que anuncia sua passagem. Uma tradição que ainda existe em nossa região, com uma grande bagagem histórica e que merece ser valorizada como parte de nossa cultura.
A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, introduzida no Brasil no século XVI, como instrumento pedagógico dos jesuítas. Hoje, a tradição se mantém viva em muitas regiões do País. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.
Principais personagens da Folia de Reis:
- Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.
- Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.
- Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.
- Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.
- Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampas.
- Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da “tirada da bandeira”.
- Banda musical: músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta.
Grupos de Folia de Reis também estarão no evento