10:23hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
23/05/2016 09h35

71 anos da participação da Força Expediciónaria Brasileira na II Guerra Mundial

Para comemorar a data, TC Leonel Junqueira participou de vários eventos referentes ao conflito mundial: entrevista no Programa do Jô, homenageado pelo Tiro de Guerra e doação de seu Jeep para acervo do Espaço Cultural da EsSA

 

Fotos: Gislene Vilela

No mês de maio, o Exército Brasileiro e os que gostam de preservar a história comemoraram os 71 anos do “Dia da Vitória”, data ocorrida em 08 de maio de 1945 que marcou o fim da II Guerra Mundial.

O ex-combatente Tenente Coronel Leonel Junqueira (101) tomou parte em eventos distintos referentes à participação do Brasil no maior conflito armado da história.

Dia 04/05, às 16h, gravou entrevista, no estúdio da TV Globo em São Paulo, para o “Programa do Jô”, no qual respondeu perguntas do apresentador sobre sua experiência na II Guerra por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O programa foi exibido no Dia Nacional do Expedicionário, 5.

Em São Lourenço, o Tiro de Guerra 04-024 comemorou o “Dia da Vitória” no dia 6, às 8h. Durante a Formatura o TC Leonel recebeu o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, concedido pelo comandante militar do Leste General de Exército Fernando Azevedo e Silva. “É uma honra para o TG homenagear o TC Leonel, participante da FEB e possuidor de elevado conceito na comunidade sãolourenciana. Foi proposto para receber o diploma por sua participação no Projeto Aula Viva em 2015, onde palestrava sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial e sobre a FEB, colaborando para a divulgação e para a preservação da História Militar do Brasil” declarou o chefe da instrução do TG, Sub Tenente Nilton da Silva Batista.

Na cidade de Três Corações, a Escola de Sargento das Armas - EsSA, dia 11, às 07h30, realizou uma formatura alusiva em comemoração ao “Dia da Arma de Cavalaria”, presidida pelo General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli, comandante da EsSA. No decorrer da cerimônia, o TC Leonel doou uma viatura Jeep Willys 4x4 Cj3 para o acervo da Escola. O Jeep ficará exposto em destaque no saguão do “Espaço Cultural Duque de Caxias”. O Espaço tem como objetivo proporcionar aos visitantes condições adequadas de educação, cultura e lazer. Há uma área destinada para a temática da Força Expedicionária Brasileira com a finalidade de rememorar e resgatar a história da FEB durante a II Guerra Mundial. Parte deste acervo consiste de doações feitas pelos próprios veteranos ou por seus familiares.

Para o comandante Martinelli, as Forças Armadas costumam cultuar muito a história. Olhar para trás e aprender com o que aconteceu no passado, para viver o presente e pensar no futuro. “Não tem como dimensionar o exemplo de uma pessoa doar um pedacinho de si para a Escola. Gostei muito de o Tenente Coronel Leonel estar fazendo isto e eu poder mostrar para os alunos como é forte o sentimento do militar com a sua Instituição”, declarou General Martinelli.

Registros de acontecimentos tendo como protagonista o ex-combatente brasileiro que participou no “Teatro de Operações na Itália”, durante a II Guerra Mundial, lutando pela liberdade dos povos.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br