04:15hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
21/03/2019 09h50

Associação Cultural Bangalô da Capoeira oferece aulas gratuitas em São Lourenço

Há sete anos grupo ministra aulas de capoeira para crianças e adolescentes da cidade

Por Mariana Menezes

Há sete anos o professor Ericsson Maradona Noronha dos Santos, mais conhecido como Graduado Teco, começou com o projeto da Associação Cultural Bangalô da Capoeira, em São Lourenço. E de lá para cá, muitas crianças e jovens passaram por lá e aprenderam capoeira.

Hoje a Associação atende 50 alunos, desde cinco anos até a idade adulta. As aulas são gratuitas e o grupo é mantido através de doações. Os encontros acontecem nas terças, quintas e sextas-feiras, no horário das 20h às 21h30min, na Rua Frei João Bosco, nº 60, no bairro Sonda.

Além do Teco, mais dois Graduados ajudam com o projeto, Anderson Aparício Catarino- Sarará e Fabrício Vanine Gabriel Pimenta da Cruz- Quinduke.

Em 19 de julho de 2015, após uma conversa dos Graduados de Varginha com o Sr. Ricardo Oliveira (Mestre Tucano Preto) a Associação se associou com a Escola Dendê Maruô, instituição de grande credibilidade, reconhecida mundialmente neste universo da Capoeira.

Atualmente a Escola Dendê Maruô está presente em vários estados e países, e em algumas cidades de Minas Gerais.

Graduado Teco explica que a missão do trabalho é promover a Capoeira como fonte de cultura e socialização para e com a cidadania, atendendo qualquer demanda procurada, respeitando todos os integrantes que fazem parte da escola, expandindo os trabalhos pelo mundo afora, valorizando o ser humano e a natureza com harmonia, humildade e respeito. “O projeto é uma inclusão social, com respeito e edução. Temos o lema “Deus no céu, humildade na Terra Capoeira na Roda” e nosso objetivo é preparar novos atletas que acrescentem e difundam a Capoeira em todos os ambientes da sociedade, através de aulas, oficinas, palestras e eventos diversos, estimulando, apoiando e promovendo sua missão. Com a Associação já trouxemos diversos benefícios para a cidade, inclusive já recebemos visitas estrangeiras para fazer intercâmbio. Se Deus quiser esse trabalho irá se perpetuar por muitos anos.”, conta.

E no dia 30 de março a Associação estará em festa. Isso porque acontece o 3º Vem Mano Meu com Batizado de Capoeira e troca de graduação na quadra da Ilha Antônio Dutra, a partir das 9h da manhã com cursos e o Batizado após às 15h.

É um evento organizado uma vez no ano, feito para incentivo dos alunos onde aqueles que vão ser batizados passam por uma experiência única de serem batizadas pelo mestre da escola e, uma experiência também para aqueles que são graduados e trocam suas cordas, testando seus conhecimentos.

O evento ainda contará com a presença do Mestre da Escola Abassa Dendê Maruô Mestre Tucano Preto- SP Bicampeão Mundial e Aline Professora do Instituto Brasileiro de Capoeira e Educação IBCE-RJ.

“Contamos com a Expectativa de 100 capoeiristas vindos dos estados de SP, RJ e MG, mais um público de pais e adoradores da arte. A entrada no evento é totalmente gratuita, o curso será cobrado somente das pessoas que quiserem fazer”, explica Teco.

Os valores arrecadados serão totalmente repassados para o evento, oportunizando investir na qualidade do mesmo, como a estrutura, confecções de camisetas, certificados, compras diversas, alimentação, hospedagem e etc. Os valores que possam vir a sobrar serão destinados ao Fundo da Associação Bangalô da Capoeira.

Mais informações pelo telefone: (35) 99707-2549

Foto: Arquivo 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br