13:20hs
Quinta Feira, 18 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
02/02/2017 11h54

Atleta do São Lourenço Rugby é selecionado para jogar na seleção brasileira

Clayson Santos vai receber hospedagem e bolsa de estudo para participar do programa de alto rendimento da seleção juvenil

Clayson Gabriel dos Santos/Foto: Hugo Fróes

O atleta do São Lourenço Rugby, Clayson Santos, foi escolhido para completar o time da seleção brasileira. O jovem de 18 anos foi selecionado após passar por uma peneira com mais de 150 jogadores e agora vai participar do programa de alto rendimento da seleção juvenil.

O mineiro vai morar em São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, onde o time brasileiro da modalidade está alojado. O atleta terá todo o respaldo necessário para se manter junto aos melhores do país. Clayson terá bolsas de estudo, hospedagem, alimentação, fisioterapia e preparação física, treinamento diário e todo suporte da Confederação. Além disso, ele viajará o mundo com a Seleção nas convocações de giras [tours] e torneios, de acordo com a Coordenação do São Lourenço Rugby.

Clayson Gabriel dos Santos acabou concluir o Ensino Médio e treinava pelo time são-lourenciano, é residente de Soledade de Minas e nunca contou com apoio em viagens locais ou com equipamentos. O atleta conta que conheceu o esporte por meio de um amigo “fui a alguns treinos no clube e depois disso não larguei mais”.

O principal objetivo do jovem é ser um atleta profissional e chegar até a seleção adulta. Para ele, o momento é único e muito oportuno. “Estou muito feliz pela confiança dos treinadores em meu potencial. A oportunidade é única e muito importante. Tenho a chance de me tornar um jogador profissional e, acima de tudo, fazer o que eu gosto”, relata.

O técnico do São Lourenço Rugby, Hugo Fróes, está orgulhoso com a conquista do seu jogador. “Como treinador fico orgulhoso dele ter atingido essa vitória. Ele merece não só como atleta, mas como pessoa. Certamente é a primeira de muitas vitórias que virão. Chegar a seleção é o ápice da carreira de um atleta”, ressalta.

São Lourenço Rugby

O início deste ano começou a todo vapor, principalmente, para o feminino adulto. As meninas conseguiram uma vaga para participar da Etapa Classificatória do Campeonato Brasileiro em Florianópolis, Santa Catarina, a disputa acontecerá em março. Além deste, o São Lourenço Rugby irá marcar presença no Campeonato Mineiro de Rugby com as seleções masculina e feminina adulta.  

Já o time juvenil, além da Taça Mantiqueira, Campeonato Paulista sub17 e Campeonato Mineiro, serão cedidos 15 atletas para as seleções mineiras, a fim de competir o Campeonato Brasileiro, no qual concorrem a bolsa-atleta.

Atualmente, o São Lourenço Rugby tem atletas de todas as categorias, cerca de 20 no adulto, 30 no juvenil e 40 no infantil. No município existem três polos, onde acontecem os treinamentos, entre eles, as Escolinhas no Objetivo, Polivalente e Parque das Águas.

A coordenação informa que novos atletas são bem vindos, os treinos e viagens são gratuitos para todas as categorias. Os treinos para maiores de 13 anos acontecem no Parque das Águas, nas segundas, quartas e sábados, sempre às 14h.

Novos projetos

O time está em busca de uma parceria com a Prefeitura, mas encontra dificuldades para firmar a cultura do rugby no município. “Infelizmente, o futebol é forte em São Lourenço. Nosso apoio hoje é totalmente privado, apesar de termos talentos e bons projetos em várias modalidades”, salienta Hugo Fróes.

O São Lourenço Rugby sobrevive de patrocinadores, que ajudam o projeto a existir de maneira totalmente gratuita. Os atletas não precisam pagar nenhuma taxa ou mensalidades e os treinadores são voluntários.

A coordenação do time quer formar ainda o Circuito de Rugby Infantil, envolvendo escolas e projetos, com crianças de 6 a 13 anos. Além disso, almeja sediar o Campeonato Mineiro de Rugby Olímpico na cidade e colocar cada vez mais atletas nas seleções mineira e brasileira.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br