Foto: Rosilene Generoso Martins
Alunos, músicos e amigos festejando os 22 anos de reativação da Banda
A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo (SMAL) celebrou o seu 22º aniversário de reativação no final do mês de setembro. A confraternização contou com a presença de alunos, músicos e convidados.
“Sinto-me feliz porque a nossa Sociedade Musical Antônio de Lorenzo está sobrevivendo nestes 22 anos de vida ativa graças à participação de nossos músicos e diretores que têm feito de tudo pela sua manutenção”, declarou o maestro Joaquim Ferreira, músico desde 1958.
De acordo com o atual presidente da Sociedade Musical, Samuel Ernane Ferreira Pinto, a confraternização marca um momento especial de reconhecimento para todos que fizeram e fazem parte da história. “A Banda representa muito para São Lourenço, sempre marcando presença em momentos relevantes como: comemoração do aniversário da cidade (01/04), Dia da Independência (07/10), Festa do Padroeiro, apresentações no Calçadão e na Praça João Lage”, disse o presidente. “Além de participar de encontros de bandas, representando a cidade, em diversas localidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro”, complementa. “Parabéns ao sr. Maestro, seus auxiliares, aos musicistas, músicos e alunos”, conclui.
Segundo o diretor musical José Carlos Silva (saxofone barítono) integrante da banda há 18 anos, considera a data muito importante porque a música educa a alma. No decorrer destes anos teve oportunidades enriquecedoras fazendo alguns arranjos e também foi professor. “A relação professor/aluno representa um significativo processo de ensino/aprendizagem para ambas as partes” ressalta.
A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, ao longo dos anos, tem prestado uma valiosa e fundamental colaboração para a cultura musical de São Lourenço. Cada apresentação emociona moradores e turistas. Uma tradição que precisa ser valorizada e preservada.