Bloco é considerado um dos maiores de Minas
Há 30 anos um grupo de amigos decidiu festar na sexta-feira antes do Carnaval. A brincadeira foi levada a sério e, de porta em porta, chamaram os amigos. “Já estou de pijama”, alguns responderam. “Pode vir assim mesmo. É essa a ideia”.
Assim conta Lucélio Noronha, conhecido como Paulista, um dos fundadores do Bloco do Pijama. “A ideia começou como uma reunião de amigos”. No ano seguinte foi oficial: o Bloco do Pijama estava formado, saindo no seu primeiro ano com uma bateria e aproximadamente 200 participantes.
No próximo ano, mais de 500 pessoas já participavam. Posteriormente, conseguiram uma Kombi elétrica que fazia de carro de som. O Bloco foi crescendo e virando tradição e, em poucos anos, o número de participantes aumentava consideravelmente. Após seis anos de realização, conseguiram o primeiro trio elétrico. São muitas histórias e casos inusitados que aconteceram nestes 29 anos. Uma das lembranças que traz um sorriso nos rosto de Paulista é o ano em que o DJ do Bloco foi transportado em um ‘carro-bolha’.
“Aconteceu já tantas coisas, a geração que participa do Bloco mudou também. São sempre novas histórias, novas fantasias e muita diversão”, relembra.
Hoje, o Bloco do Pijama é utilidade pública e marca oficialmente o início do Carnaval no sul de Minas.
Em 2015 cerca de 30 mil pessoas desfilaram com o Bloco. Ainda é tradicional ver pessoas vestindo pijamas ou babydolls, mas não é regra. Há de tudo um pouco, o que vale é a criatividade e a diversão. Segundo Paulista, foram contabilizadas mais de 600 vans de fora da cidade. “Vem público de todos os lugares. Principalmente do Vale do Paraíba: São José dos Campos, Lorena , Cruzeiro, entre outras”, explica.
A expectativa da organização é que este ano o número de participantes aumente, principalmente, segundo ele, pelo cancelamento de alguns carnavais na região.
Sobre a questão da segurança, Paulista ressalta que no Bloco mesmo nunca houve casos graves. “As pessoas vêm para se divertir”, conta e acrescenta: “é feito todo um trabalho de segurança, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SLTrans. Reuniões de planejamento e acompanhamento durante todo o Carnaval”. Ainda será feita, segundo o realizador, uma campanha para que os motoristas não estacionem seus veículos nas principais avenidas por onde o Bloco irá passar.
O Bloco do Pijama sairá e retornará ao Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, na sexta-feira, 5.
Em 2009, o DJ participou do Bloco dentro de um ‘carro-bolha’
Fotos: Arquivo/Bloco do Pijama