A Campanha da Caçamba pretende movimentar os moradores da cidade a coletar cerca de 500 caminhões de terra e/ou entulho limpo para aterrar a área ao lado da sede dos escoteiros, com o objetivo de ampliar a área de atividades com as crianças e jovens.
O espaço ao lado da sede foi cedido ao Grupo Escoteiro São Francisco de Assis (GESFA), através de Lei Municipal, para ser ocupado. No entanto, necessita de aterramento, sendo que o GESFA já dispõe de todas as autorizações inclusive ambiental, mas não tem o recurso financeiro por ser uma instituição sem fins lucrativos e que conta com trabalho voluntário.
Por isso, a Campanha da Caçamba foi lançada. “Caso você tenha uma obra ou mesmo um terreno que terá sua terra retirada e não tem destino, ajude ao GESFA”, explica o diretor presidente do grupo, Eduardo.
Para mais informações e contato: (35) 8803-0342 ou (35) 9109-6719.
A sede está localizada na rua Maria da Gloria Ensá, 110 – São Lourenço Velho (Atrás do 57º Batalhão de Policia Militar), onde são realizadas reuniões todos os sábados, a partir das 14:30h. O GESFA trabalha com crianças e jovens dos 7 aos 21 anos divididos nos grupos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro.
O que é o Escotismo?
É um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.
O movimento foi idealizado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. Tudo começou quando Baden-Powell organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, Baden-Powell resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As ideias do inglês foram muito bem recebidas. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo.
No escotismo, os jovens têm a oportunidade de se socializarem de forma disciplinada, pautada em valores e no meio da natureza. Desta forma, o escoteiro se desenvolve fisicamente, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, etc; moralmente, visto que um dos objetivos do escotismo é desenvolver um caráter sadio nos escoteiros; e intelectual, já que são passados conhecimentos específicos de cada etapa das atividades.
O lema do escotismo é: “Sempre Alerta”. Isso significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente, sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário.
Fonte: GESFA