14:59hs
Quinta Feira, 18 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
02/03/2017 09h21

Canil Municipal está super lotado e precisa de reforma

Atualmente, o Canil abriga 370 animais e tem projeto para restauração do centro cirúrgico

Foto do Canil Municipal

A situação do Canil Municipal de São Lourenço está crítica. O local não comporta mais animais e precisa ser reformado para melhorar o serviço oferecido pela equipe de zoonoses da cidade. Um projeto para restauração do centro cirúrgico foi feito e orçado em R$57 mil, mas ainda não há previsão para a proposta sair do papel.

O canil possui 300 cachorros e 70 gatos, entre machos e fêmeas. Ao todo, a unidade tem 50 baias para alojar os animais. Até o ano passado, o local era administrado pela Sociedade Protetora dos Animais, que recebia cerca de R$20 mil para manutenção do espaço. Porém, em meados de julho de 2016, o lugar passou a ser de total responsabilidade da Prefeitura Municipal.

De acordo com a Assessora de Zoonoses, Aucioni Souza, o Canil Municipal nunca recebeu uma reforma que resolvesse todos os problemas e agora carece em muitos aspectos. “Com a mudança de gestão pegamos o canil numa situação muito precária. O local já recebeu algumas melhorias ao longo dos anos, mas ainda precisa de muitos reparos. Uma das nossas metas é reformar o centro cirúrgico e executar manutenções nas baias”, ressalta.
A reforma da ala cirúrgica possibilitaria, segundo Aucioni Souza, internar os animais antes e depois das operações. Hoje, nenhum animal pode ficar hospitalizado no canil devido às condições que ele se encontra. “Outro problema são os equipamentos que estão ultrapassados, o que nos impede de realizar tratamentos específicos”, completa.

Um edital licitatório está em tramitação para a aquisição de medicamentos e outros materiais cirúrgicos, como soros, e suturas. Os materiais serão adquiridos para utilização ao longo do ano e devem chegar em breve.

Atualmente, além da castração gratuita de cães e gatos, o Canil Municipal oferece também atendimentos básicos aos animais durante a semana. Para ter acesso aos serviços, os interessados precisam fazer um agendamento prévio.  São realizadas em média nove castrações por dia. Para que o animal seja esterilizado, seu dono precisa apresentar RG, CPF e também um comprovante de endereço na cidade.  

Embora o serviço de castração seja gratuito, a população não tem aderido à medida como forma de cuidado consciente do animal. “A castração evita câncer de mama e de útero e também o câncer de próstata nos machos. Além disso, a atitude contribui na mudança comportamental do animal deixando-o muito mais tranquilo e dócil”, reforça Aucioni Souza.

Os diversos serviços oferecidos em São Lourenço atendem não apenas os moradores da cidade, mas também pessoas de municípios vizinhos. Por ser referência em alguns setores, cidades da região têm indicado o Canil Municipal de São Lourenço para solucionar alguns problemas. No entanto, a superlotação e a situação atual do espaço os impede de atender munícipes de outros lugares. “Cristina é uma dessas cidades que precisa de ajuda. Recentemente, consegui o auxílio da ONG Mãos Amigas de São Lourenço, com o apoio do Deputado Noraldino Júnior (PSC), e eles vão levar o castra móvel até o município, mas é importante reforçar que cada cidade precisa ter o próprio Centro de Controle de Zoonoses”, finaliza Aucioni Souza.

O Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao 12h, para atendimento ao público. O Canil está localizado na Rua Maria da Gloria Andrade Ensa, nº 63 – S. Lourenço Velho.  

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br