13:03hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
21/05/2015 08h58

Caps comemora Dia da Luta Antimanicomial em São Lourenço

A Unidade de Saúde Mental realizou uma passeata com o objetivo de conscientização. Ainda foram organizadas diversas atividades e debates para celebrar do dia

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Unidade de Saúde Mental de São Lourenço, organizou atividades para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18, segunda-feira.

Pacientes e profissionais do Caps realizaram uma caminhada, empunhando cartazes com mensagens de amor e solidariedade. A passeata terminou na praça João Lage, onde realizaram apresentações musicais e danças.

Ainda em clima de celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi realizado um café em família na sede do Caps, na Estação. Foram também preparados grupos terapêuticos e uma assembleia para os usuários dos Caps II e III, explicando a Luta Antimanicomial. No dia 13, o tema abordado com os pacientes do Caps II foi “A produção do sujeito no tratamento psiquiátrico” e no dia 15, com os usuários do Caps III, “Além dos muros”, com o objetivo de oferecer aos pacientes a história da reforma psiquiátrica no Brasil e os seus desdobramentos.

O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início em 1987, combatendo a ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de tratamentos. Além disso, procura lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Em 2001 foi aprovada a Lei 10.216, que preconiza a reestruturação da atenção em saúde mental, defende os direitos das pessoas que necessitam de tratamento e propõe a criação de serviços que ofereçam este tratamento sem que isto signifique exclusão da vida social ou perda de diretos.

Como resultado disso hoje várias portarias regulamentam a criação de serviços diversos que, em seu conjunto e desde que implantadas de modo efetivo e suficiente, garantem a atenção necessária e a inclusão social das pessoas com transtornos mentais.

Em São Lourenço, a Unidade de Saúde Mental é o local de integração às pessoas com transtornos mentais, em substituição aos hospitais psiquiátricos. O Caps II é a porta de entrada dos pacientes com transtornos graves e persistentes. O Caps ad é um serviço especializado,  que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas, fundamentado no pressuposto de que o tratamento a usuários de drogas exige condições que respeitem o indivíduo como pessoa, possibilitando sua reinserção social, profissional e familiar.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br