12:21hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
30/12/2014 14h00

Casa dos Meninos celebra o Natal em São Lourenço

O objetivo geral da Casa dos Meninos é atender com qualidade crianças e adolescentes.

Dia 19 de dezembro, por volta do meio-dia, começou a festa de Natal na Casa do Meninos. No salão, árvore e muitos enfeites trouxeram o espírito de Natal e aos poucos os pais, ou responsáveis pelos alunos, foram chegando, assim como os padrinhos trazendo os presentes.

Antes de começar o almoço as crianças fizeram uma linda apresentação no coral, com músicas natalinas e uma apresentação de dança de rua, que recebeu muitos aplausos dos convidados.

Em seguida todos almoçaram juntos, e diferentemente de outros anos os padrinhos sentaram-se próximos aos seus afilhados para compartilhar do alimento e da alegria do momento.

Setenta e três crianças, juntas aos seus pais e padrinhos, fizeram uma grandiosa festa. A entrega de presentes foi realizada no pátio pelo Papai Noel, proporcionando muita alegria às crianças.

A instituição dá uma lista aos padrinhos com o material escolar a ser utilizado em 2015, o que ajuda muito as famílias. “Hoje em dia precisamos estimular o jovem. Se a única referência dele for a televisão, a criança vira bandido: aprende a roubar o irmão, a matar o pai para ficar com a herança. Enfim...”, diz Cristiano, do Bar Carioca, que participou das celebrações pela primeira vez como padrinho. Além disso as crianças escrevem cartas ao Papai Noel, que este ano foram colocadas no banco HSBC - um dos fundadores da instituição - e alguém da comunidade escolhe uma carta e oferta o presente.

Daisy Arantes Ramalho, 84, trabalha voluntariamente na Casa dos Meninos há 15 anos e cuida de “enviar” as cartas ao Papai Noel e receber os presentes.

Francisco Pinto Nanes, atual presidente da instituição, aproveitou a oportunidade para anunciar a mudança de presidência, agradecendo aos parceiros e pais pela confiança depositada durante os 17 anos em que trabalhou voluntariamente. A partir de 1º de janeiro o capitão da PM Andreílson Josué dos Santos irá assumir a presidência da instituição e, segundo ele, após seis anos aprendendo cada etapa da Casa está preparado para enfrentar os desafios. “O objetivo é cultuar os valores mais positivos possíveis”, e garantiu que uma das estratégias da Polícia Militar é atuar nessa parte social, se aproximando da comunidade para que juntos possam entender os problemas e procurar por soluções.

A Casa dos Meninos foi criada em 27 de janeiro de 1984, na administração do então prefeito José Celso Garcia, em um programa coordenado pela primeira Dama e assistente social Maria Lúcia Rezende Garcia, a partir da necessidade de se criar um local que desse oportunidade a meninos e jovens da cidade de desenvolver uma “aprendizagem para a vida”. Posteriormente, um terreno no bairro da Estação foi então doado pelo empresário Miguel Archanjo Gorgulho, onde foi construída a sede. Nesses 30 anos de atuação, a tradição de celebrar o Natal na instituição se mantém. “Tem muitas crianças que esperam esse dia, para comer, ganhar presentes”, diz Patrícia, mãe de Angel, 8 anos.

O objetivo geral da Casa dos Meninos, que hoje tem 113 jovens matriculados, é atender com qualidade crianças e adolescentes em risco social no município e iniciar os jovens no mundo do trabalho, oferecendo formação profissional e orientação.

“Nosso trabalho é de prevenção. Evitar que as crianças estejam lá fora vulneráveis a qualquer problema social. Protegê-los pelo menos no tempo em que estão aqui dentro”, afirma Francisco.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br