A unidade de saúde está localizada no município de São Lourenço e recebe pacientes de 24 municípios da microrregião, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) Circuito das Águas. O Centro Viva Vida de São Lourenço é um serviço Especializado de Atenção à Saúde que atende homens, mulheres, crianças e idosos.
O Centro terá suas atividades paralisadas na próxima terça-feira, dia 02, por questões financeiras. Os serviços são custeados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o repasse de verba no valor de R$322mil é quadrimestral, ou seja, de 4 em 4 meses. Desde o início do ano os gastos da unidade são custeados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço devido ao atraso no repasse da verba estadual.
Em reunião com os gestores dos demais municípios do CIS, no dia 11 de abril, foi proposta pela Secretaria de Saúde de São Lourenço que os demais municípios contribuíssem com o custeio dos serviços para o próximo quadrimestre enquanto aguardam a reposição do Governo do Estado de Minas Gerais.
A proposta foi recusada e na última quarta-feira (26) o Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço, Cid Pinheiro, encaminhou um comunicado aos demais municípios informando a suspensão dos atendimentos a partir do próximo dia 02.