Foto: Eduardo Rodrigues de Souza
Mais de 100 ciclistas celebram o Dia Mundial Sem Carro
Realizado em São Lourenço, na noite do dia 22, um passeio ciclístico com a participação de crianças, jovens, adultos e praticantes do BMX. A concentração foi no Bike Point, localizado na Praça do Rotary, próximo a Prefeitura Municipal, às 19h.
O Passeio saiu da Praça do Rotary com a meta de fazer um percurso de aproximadamente uns 15 km, passando pela Estação Ferroviária, Via Ramon, Avenida Dom Pedro II até o 57º Batalhão da Polícia Militar. Ao retornar, pararam em frente a Cia. do Bem Estar, onde foi feita uma oração em homenagem ao dono da academia, o ciclista Beto Nogueira, 33, que faleceu no feriado do dia 07 de setembro, quando descia a Serra da Mantiqueira em sua bicicleta e foi atropelado por um veículo que passava pelo local. Posterior a este momento de grande emoção continuaram até o Portal de entrada da cidade e finalizaram na Prefeitura Municipal.
A data que celebra o Dia Mundial Sem Carro foi criada na França em 1997. No Brasil, teve início na cidade de São Paulo em 2003. Atualmente é comemorada em vários locais do mundo, com diversas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. O objetivo é propor aos condutores de veículos para que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou a moto e que tenham a oportunidade de refletir formas alternativas de mobilidade.
Muitos motoristas relatam que as maiores dificuldades em procurar alternativas para se locomover estão relacionadas principalmente à falta de estrutura. Infelizmente, há uma triste constatação, que as cidades foram adaptadas para atender preferencialmente ao carro, não às pessoas que nelas vivem. Os investimentos priorizam mais o uso individual dos veículos do que em soluções de transporte coletivo.
A frota de São Lourenço tem um veículo para menos de duas pessoas. O município tem população estimada, em 2015, de 44.781 habitantes segundo informações do IBGE e uma frota de 24.024 de acordo com Ministério das Cidades e Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
O trânsito na cidade está, a cada dia, mais complexo. Diante deste cenário, os moradores poderão aproveitar a data como um alerta e começarem a encontrar alternativas do uso consciente do automóvel cotidianamente.