12:35hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
09/04/2015 12h35

Cidade comemorou 88 anos de emancipação político-administrativa no dia 1º de abril

Comemorações contaram com solenidades oficiais, o tradicional desfile e manifestação

A solenidade começou às 8h da manhã com o hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal, com a presença das autoridades do poder executivo da cidade. A banda Sociedade Musical Antônio de Lorenzo tocou o Hino Nacional e o Hino a São Lourenço.

Em seguida, o tradicional desfile das escolas, entidades civis e militares do município enfeitou e coloriu as ruas da cidade com o tema voltado para escritores que marcaram a história. Além do palanque montado próximo à Igreja Matriz, na D. Pedro II foram montadas tendas e cadeiras para população, que compareceu em massa como em outros anos.

Ao final, um grupo de manifestantes fechou o desfile, gritando o slogan “a água é do povo”, com muitos apitos e faixas.

O grupo pede que as águas minerais de São Lourenço sejam classificadas como recurso hídrico, pois como “minério” podem ser exploradas até a exaustão e ainda exige mais fiscalização da companhia Nestlé Waters ou até mesmo a saída da multinacional que detém a exploração das águas minerais.

Um breve histórico de São Lourenço

Segundo dados da Biblioteca do IBGE, o primeiro nome a que se liga a história de São Lourenço é José Francisco Viana, proprietário da fazenda em terras da freguesia de Carmo de Pouso Alto. Em 1826, seu filho, Antonio Viana, que costumava caçar em suas terras, encontrou uma fonte de água pura e cristalina e ficou impressionado com o seu sabor e poder curativo.

A princípio as águas ficaram conhecidas como “Águas do Sítio do Viana” e suas virtudes rapidamente ganharam fama e popularidade.

Aos poucos, forasteiros instalaram-se nas terras mais altas, dando começo a uma povoação.

O comendador Bernardo da Veiga, residente na cidade de Campanha, diretor do jornal Monitor Sul Mineiro e autor do Almanaque Sul Mineiro de 1874, incumbiu um sobrinho, Capitão José Pedro da Costa, de estudar as possibilidades de industrialização das águas. Em 1890, após compreender a importância e qualidade dessas águas, o comendador adquiriu o terreno e fundou a Companhia de Águas Minerais São Lourenço, sendo a primeira água mineral engarrafada da América Latina.
O nome da empresa foi escolhido em homenagem ao seu pai, Lourenço Xavier, e a partir de então as águas ficaram conhecidas como “Águas de São Lourenço”.

Em setembro de 1891, através de uma lei estadual, o distrito de São Lourenço foi criado, integrando o Município de Silvestre Ferraz (atual Carmo de Minas).

“O que estava no centro de toda esta política pré-municipalista eram as águas minerais e o decorrente crescimento da cidade a partir do turismo e industrialização das águas minerais”, escreveu o jornalista e historiador Synésio Fagundes.

Em 1905, Afonso Noronha França comprou a empresa das águas minerais, introduzindo maquinaria moderna e construindo prédios adequados para engarrafamento, depósitos e oficinas. A concessão para exploração das fontes hidrominerais passou a outras empresas e bancos, e em 1925 foi comprada pela Empresa de Águas de São Lourenço S.A.

A emancipação de São Lourenço aconteceu finalmente no dia 1.° de abril de 1927, pelo Decreto Estadual n° 7.562, confirmado pela Lei Estadual n° 987, de 20 de setembro do mesmo ano. Entretanto, segundo dados do IBGE, na divisão administrativa de 1933 figura ainda como distrito do Município de Pouso Alto, embora com autonomia administrativa e a indicação de ser sede da Prefeitura de São Lourenço. Desde o Decreto-lei estadual n° 88, de 30 de março de 1938, o Município aparece com um só distrito.

Entre os anos 30 e 50 São Lourenço passou por um período áureo, sendo frequentada pela alta sociedade, artistas e políticos, com destaque para o Presidente Getúlio Vargas, que plantou uma árvore de pau-brasil em 1931, que até hoje pode ser encontrada no Parque das Águas.
Em 1974, a empresa francesa Perrier compra a marca São Lourenço e em 1992 a Perrier é comprada pela Nestlé. A partir de então a multinacional suíça explora as águas minerais e ampliou a fábrica e a sua linha de produtos.

A história de São Lourenço, da sua fundação aos dias de hoje, aconteceu sempre em torno das suas águas minerais, que enriquecem o município, atraem turistas para a cidade e trazem saúde aos seus moradores.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br