A tarde de terça-feira (07) foi de disputa para as jovens de 14 anos Ana Lua Bacelar e Júlia Maciel Arantes. As estudantes, que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Laser, representaram São Lourenço na Gincana Regional do Saber. A competição testa os conhecimentos dos alunos sobre a Constituição Federal. Ao todo, nove cidades do Sul de Minas se inscreveram. O evento foi na Câmara Municipal de Varginha.
Os participantes tiveram que estudar a “Constituição em Miúdos”, de onde foram tiradas todas as perguntas. Lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em conjunto com o Senado Federal, o livro explica sobre as leis brasileiras, porém o tema é abordado de uma forma leve e se mistura à narrativa de uma história. O objetivo é inserir o ensino da política e do direito na vida de crianças e adolescentes.
Os municípios foram divididos em chaves. São Lourenço concorreu com Olaria e Maria da Fé, que venceu a bateria de perguntas e segue para a próxima etapa da competição, marcada para o dia 17 de novembro. Mesmo sem ter garantido a classificação, Júlia afirma que a disputa foi inesquecível: “O mais importante para nós foi o conhecimento que adquirimos sobre a Constituição, já que aumentamos nosso senso crítico e estamos mais conscientes sobre nossos direitos e deveres como cidadãos”. A colega Ana Lua concorda: “Apesar de não avançarmos para a final, aprendemos muito com a gincana e a experiência foi ótima”.
As duas estudantes foram acompanhadas da professora e monitora Monize Guimarães, que as orientou antes e durante a competição. Ela, que já havia participado em 2015, é uma grande apoiadora do projeto. “Agradecemos a possibilidade de novamente representar a cidade de São Lourenço na Gincana Regional do Saber. Não podemos deixar de destacar a importância de iniciativas como esta para aumentar a participação e atuação dos jovens na vida política e na sociedade”, destaca.
A Câmara de São Lourenço já estuda a possibilidade de realizar uma Gincana Municipal do Saber no ano que vem. O objetivo é ampliar o estudo da Constituição em Miúdos na cidade e dar a chance de mais alunos participarem do projeto, já que somente dois estudantes podem ir para a etapa regional.