13:11hs
Quinta Feira, 18 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
02/02/2017 11h54

Conta de água mais cara assusta moradores

Reajuste foi aprovado no fim de 2016, mas só entrou em vigor no início deste ano

Os moradores de São Lourenço estão assustados com o valor da tarifa de água neste início de ano. Em novembro de 2017, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) foi autorizado a aplicar um aumento de 15% sobre o serviço prestado no município. O reajuste, porém, só entrou em vigor no início de janeiro.

No fim do ano passado, o ex-prefeito José Sacido Neto (PSDB) assinou um decreto elevando as tarifas de água, esgoto e outros serviços prestados pelo SAAE. No documento, o então chefe do executivo considerou quatro tópicos justificando a decisão.

Entre as ponderações feitas, Zé Neto, como é conhecido, citou o último aumento da tarifa de água aplicado na cidade; o estudo feito pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Sul de Minas que aponta a necessidade do reajuste de 15% para o equilíbrio econômico e financeiro da Autarquia; a aprovação do CODEMA, Órgão de Controle Social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município e, por último, a necessidade de cumprir as metas de execução das obras de implantação do Plano Diretor dos Sistemas de Água e Esgoto da cidade.

Embora haja as avaliações, os moradores não estão satisfeitos com a situação como é o caso da empresária de São Lourenço, Márcia Penedo Nascimento. ”A minha sugestão e de outras pessoas que venho conversando é que o decreto seja revogado. Caso nada seja feito podemos até ir até ao Ministério Público”, relata.

De acordo com o Diretor Presidente do SAAE, Henrique Ramon, não há possibilidade de revogação do decreto assinado no ano passado porque o aumento foi feito com base em um estudo da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento e aprovado pelo CODEMA. “A prefeita Celia Cavalcanti não pode fazer renuncia de receita porque isso a enquadraria em crime de improbidade administrativa”, explica.

O SAAE orienta aos usuários que procurem a empresa caso haja alguma possível irregularidade nas contas de água. A companhia está aberta a população para maiores esclarecimentos.  

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br