23:44hs
Terça Feira, 28 de Maio de 2024
São Lourenço - Notícias
19/10/2017 10h24

Criação de distrito industrial em São Lourenço foi pauta na Câmara Municipal

Vereadores discutiram a a implantação de um projeto sustentável de geração de vagas de trabalho

A 32ª reunião ordinária do ano foi marcada por um debate de mais de uma hora sobre a economia de São Lourenço. O motivo foi o comparecimento do secretário municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Vinícius Fernandes Vilella, à Casa Legislativa. A visita foi um pedido de Orlando da Silva Gomes (PRB), com apoio de Helson de Jesus Salgado (PPS), Natanael Paulino de Oliveira (PPS), Isac Ribeiro (PRP) e Rodrigo Martins de Carvalho (PSB), por meio do requerimento 106/2017.
No documento, os vereadores cobraram a implantação de um projeto sustentável de geração de vagas de trabalho e perguntaram sobre o funcionamento da secretaria. Eles solicitaram a presença de Vinícius para responder a esses e outros questionamentos. “Não temos classificação de indústria em São Lourenço, uma cidade que vive exclusivamente de turismo. Estou preocupado com as alternativas de emprego, além dos hotéis e o Parque das Águas, pois a cidade não pode depender de apenas um setor”, declarou Orlando.
O representante da pasta justificou que o órgão tem cerca de três meses de existência e que, assim, a fase ainda é de planejamento, sendo cedo para colher resultados, principalmente no tocante à criação de empregos. “Mesmo assim, São Lourenço apresenta um saldo positivo. De acordo com dados do Caged, mais de 80 novos postos com carteira assinada foram criados nos últimos meses, enquanto várias cidades da região ficaram no negativo”, afirmou.
Vinícius também disse que o Governo Estadual aprovou a criação do Arranjo Produtivo Local de Doces da Microrregião de São Lourenço, o primeiro do setor alimentício em Minas Gerais. O secretário ainda informou que a Prefeitura está incentivando os produtores de cerveja artesanal e que estuda a possiblidade de criar um Distrito Industrial. “A cidade tem um potencial muito grande”, comentou.
O vereador Natanael se pronunciou durante a sessão e pediu à Prefeitura incentivos fiscais para os pequenos empresários e reforçou a importância da criação de um parque industrial em São Lourenço. “O ideal é que a Prefeitura ceda os terrenos, em forma de comodato, para esses empreendedores”, explicou. Helson Salgado lembrou da importância da agricultura na cidade e região e cobrou medidas para o desenvolvimento do setor.
Já Isac Ribeiro, que também assinou o requerimento de Orlando Gomes, defendeu a visita de mais representantes do Poder Executivo Municipal. “Meu interesse é que todos os secretários sejam convidados para nos informar como estão as pastas. Assim, poderemos nos inteirar de uma forma mais rápida do andamento de cada área e, consequentemente, melhoraremos nosso trabalho”, concluiu.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br