01:26hs
Sábado, 25 de Maio de 2024
São Lourenço - Notícias
21/11/2017 16h34

Cursos técnicos abraçam projetos sociais em São Lourenço

Proposta educacional busca aproximar alunos e comunidade


Neste ano de 2017 a Escola Estadual Mário Junqueira Ferraz, em São Lourenço, deu início aos cursos técnicos de Marketing, Administração e Secretariado e junto com os cursos teve início também uma ação social que busca aproximar cada vez mais a escola da comunidade na qual está inserida.
As entidades “Vale da Benção”, “Casa Família”, “Casa Lar mãe social” e “Patrulha Animal” foram pesquisadas e escolhidas pelos próprios alunos, que procuram se aproximar e conhecer a realidade de cada um dos espaços para que possam construir um projeto que seja realmente capaz de contribuir com a melhoria dos serviços ofertados.
No decorrer dos estudos os alunos constroem um projeto a partir das áreas de conhecimento específicas de cada curso. Ao final, as propostas estruturadas pelos alunos serão oferecidas às entidades sociais que são livres para acatar as propostas ou não. “O principal objetivo é que o aluno tenha essa prática da concepção e da construção desse projeto”, explica o coordenador do curso de Marketing, professor Celso Falcini Santos.
Os cursos profissionalizantes são uma iniciativa do Governo do Estado e são oferecidos gratuitamente para toda a comunidade local. Nesta unidade escolar, em São Lourenço, os cursos contam com uma equipe de 12 professores e os alunos inscritos vão desde alunos do ensino médio regular à profissionais já inseridos no mercado de trabalho.
Além do desenvolvimento dos projetos e das novas relações que estão sendo estabelecidas entre a escola e a comunidade, as primeiras turmas dos cursos estão preparando um material que será o legado das turmas que estão por vir. Todas as ações e propostas estão sendo registradas e documentadas, pelos próprios alunos e com a supervisão dos professores, para que as próximas turmas possam conhecer o que foi desenvolvido e dar continuidade aos trabalhos.
“Nós tivemos muita sorte! Temos aqui alunos extremamente envolvidos, participativos e isso nos deu uma base de sustentação para que o curso pudesse avançar de maneira organizada e gradativa”, relata com satisfação o professor Celso.
Os projetos concluídos serão apresentados no próximo mês, porém, desde o início dos trabalhos a escola arrecada doações para as entidades contempladas. Para contribuir basta ir até a secretaria da E.E. Mário Junqueira Ferraz e para conhecer mais sobre as ações acesse: facebook.com/estudantesdocursostecnicosestadual/

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br