Estátua da Beata Nhá Chica em frente a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica.
Já começaram os preparos da estrada de terra utilizada para fazer a tradicional peregrinação de Nhá Chica. Órgãos municipais de São Lourenço realizaram o reconhecimento da estrada onde acontecerá a jornada, no próximo dia primeiro de maio, em direção à Baependi, no Sul de Minas.
Equipes da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Defesa Civil e Tiro de Guerra fizeram, com ajuda de voluntários, a marcação dos pontos de apoio para os peregrinos. Os trabalhos foram realizados nesta segunda-feira (17).
Anualmente, fieis e devotos de Nhá Chica percorrem cerca de 30 km pela Estrada Real, passando pelas zonas rurais de São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi. Durante o percurso, águas são disponibilizadas em pontos específicos.
Em algumas edições do evento, agentes de saúde também oferecem suporte aos romeiros, medindo a pressão arterial e disponibilizando transporte em ambulância, caso necessário. De modo geral, o percurso é considerado difícil por se tratar de uma estrada de terra, com poucas sombras e cheia de pedras.
Beata Nhá Chica
Francisca de Paula de Jesus - Nhá Chica foi elevada à honra dos altares pela Igreja no dia 4 de maio de 2013, dia de sua beatificação. Hoje é reconhecida como Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus, sendo que o dia 14 de junho, data de seu falecimento, é o dia oficial da celebração de sua festa.
Ela está agora em processo de Canonização. Falta um milagre reconhecido para que o processo seja consumado. A condução da Causa de Canonização da Beata Nhá Chica está sob a responsabilidade da Diocese da Campanha.