Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Lourenço funcionarão em horário especial neste sábado (13). A campanha de vacinação contra a gripe acontecerá das 8h às 17h. Na Praça Brasil também haverá uma tenda com agentes da saúde para aplicar a vacina entre 9h e 17h.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, apenas 39.97%, ou, 3.903 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas. A meta é alcançar 90% desse índice. Na cidade, 9.765 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, ou seja, são pessoas que estão vulneráveis a complicações da gripe.
O grupo prioritário é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, também devem se vacinar.
A inclusão professores como parte do público-alvo foi uma novidade desta edição da campanha. Em São Lourenço, foram disponibilizadas 1.070 doses da vacina para os docentes. A quantia representa o número de profissionais da categoria no município.
Na cidade, a campanha vai continuar até o próximo dia 26. De acordo com a prefeitura, ainda não há previsão para que a ação seja prorrogada.