12:36hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
27/03/2014 05h43

Diretor do Jornal Correio do Papagaio é condecorado

Márcio Muniz Fernandes foi condecorado com a Comenda Ambiental “Medalha das Águas

Em cerimônia realizada em São Lourenço no último dia 23, o Diretor-Presidente do Jornal Correio do Papagaio, Sr. Márcio Muniz Fernandes, foi condecorado com a Comenda Ambiental “Medalha das Águas”, instituída há quatro anos em comemoração ao “Dia Mundial da Água” no Estado e que visa condecorar cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacam em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao turismo, à preservação ecológica e ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico e cultural de São Lourenço, do Estado e do Brasil.

A solenidade de condecoração da “Medalha das Águas” foi realizada pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, pelo Secretário de Meio Ambiente do Estado, Adriano Magalhães Chaves, e pelo Prefeito Municipal de São Lourenço, José Sacido Barcia Neto. Nesta quarta edição, realizada com grande sucesso, foram agraciados cerca de 150 personalidades, entre elas a educadora mais antiga da cidade, Luiza Penna Francia, o Vice-Governador do Estado de Minas, Alberto Pinto Coelho e a Presidenta da Câmara de Dirigentes e Lojistas de São Lourenço, Maria Cecília Rahne Lage, além do diretor-presidente do Jornal Correio do Papagaio, já mencionado.

Durante a solenidade foi realizada a inauguração simbólica de um monumento na praça, relacionado com a criação do Instituto Histórico e Geográfico de São Lourenço e com o tombamento do Parque das Águas, no qual haverá um “relógio solar”. Sob o relógio será inserida uma urna que funcionará como uma “cápsula do tempo”, com documentos relativos aos procedimentos de tombamento do Parque das Águas, inscrição das águas minerais como patrimônio imaterial e protocolos relativos à criação do Instituto Histórico e Geográfico de São Lourenço. Conterá também jornais, mídias eletrônicas e livros documentando esta época da 4ª edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Conterá, ainda, um Livro de Ouro, que registrará as importantes presenças nas solenidades do dia 23 de março de 2014. Esta cápsula será aberta somente em 22 de março de 2050, nas comemorações da Comenda Ambiental, por um cidadão que tenha nascido em São Lourenço na data da Comenda de 2014.

Também foi feito o acendimento do Fogo Simbólico da Liberdade, pela Policia Militar e Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, que, percorrendo cidades ao longo da Estrada Real, chegarão a Ouro Preto em 21 de abril, para acendimento da PIRA DA LIBERDADE nas cerimônias relativas à Inconfidência.

As comemorações do Dia das Águas em São Lourenço que antecederam a entrega da Comenda iniciaram-se já no dia 20 de março. Durante os quatro dias foram realizados diversos eventos: ações de Cidadania promovidas pelo 57° BPM; exposição “Proteção e Defesa Civil: ação pela vida”; emissão de carteiras de Identidade; exposição “Manifesto dos Mineiros; Projeto SACI (Socialização, Arte e Cultura na Infância); Seminário “Acessibilidade em Cidades Turísticas”; apresentação do Coral “Vozes das Celas”; Minas ao Luar (Sesc); passeio especial no Trem das Águas (autoridades, agraciados e convidados); futebol com paraolímpicos; distribuição de mudas de plantas; apresentações musicais com artistas locais; show com PR Band; distribuição gratuita e sorteio de livros; apresentação artística de bicicletas (Dirt Bike); Entardecer com as Garças, no Parque das Águas; apresentação do “Valores de Minas”; show com Beatriz Rodarte e Marcus Viana; e apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

Biografia do Condecorado

Márcio Muniz Fernandes é natural de São Lourenço e filho de Geraldo Gorgulho Fernandes e Maria de Lourdes Muniz Fernandes. Passou sua infância no Rio de Janeiro, onde morou dos 3 aos 17 anos, retornando para São Lourenço em 1982. No ano de 86 mudou-se para Aiuruoca a convite do Maestro Odair, para integrar a banda Odair Modern Sound, na qual atuou como guitarrista, técnico de som e empresário artístico, trabalhando durante 3 anos. Depois passou a atuar na área comercial, tendo sido proprietário de vários estabelecimentos comerciais, entre eles uma pastelaria, uma choperia e uma agência de receptivo turístico. Em 1992 foi convidado para coordenar a campanha eleitoral de Maria Nilse Senador, candidata a prefeita de Aiuruoca e, posteriormente, com a eleição de Maria Nilse, foi convidado para ser seu assessor, tendo acumulado alguns cargos na prefeitura daquele município, dentre eles o de Chefe do Departamento de Compras e Licitações e o de coordenador das atividades de Turismo e Meio Ambiente. Implantou no município o CODEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente, o qual presidiu por alguns anos, defendendo sempre a proteção do meio ambiente em Aiuruoca e região. Na área do Turismo realizou diversos eventos na cidade, como a Viagem ao Universo Interior em Aiuruoca – que era realizado durante o feriado do carnaval oficial, com palestras esotéricas e caminhadas ecológicas; seminários de Astrologia que reuniam diversos astrólogos e estudiosos do assunto, vindos de várias cidades do Brasil; o seminário de Saúde Alternativa; o 1º Fórum Regional de Ecoturismo em Aiuruoca, reunindo representantes de 30 municípios da região, dentre outros eventos.

Do Correio do Papagaio

Em 1993, juntamente à ex-prefeita de Aiuruoca Maria Nilce Senador e seu assessor, Adriano Senador, e em parceria com os prefeitos dos sete municípios da Comarca de Aiuruoca, criou o Jornal Comarca do Papagaio, que tinha como objetivo principal integrar as sete cidades da Comarca de Aiuruoca. Depois de três anos o jornal passou a se chamar Correio do Papagaio, e já circulava semanalmente em 18 cidades da região, e como imprensa oficial da Comarca de Aiuruoca e de 14 municípios ao entorno da cidade. Hoje, com 21 anos de fundação, o jornal circula semanalmente em 34 municípios do Sul de Minas e trabalha para promover a integração e o desenvolvimento regional destes municípios, divulgando conteúdos culturais, turísticos, esportivos, agropecuários, sociais, oficiais e institucionais, tanto em sua via impressa quanto no portal online, que é atualizado diariamente com conteúdos diversificados de interesse regional, estadual e nacional, e semanalmente com as matérias publicadas na versão em papel do jornal. O portal contém ainda subportais de 30 cidades vizinhas a São Lourenço, apresentando conteúdos históricos, turísticos, culturais, sociais e empresariais destes municípios, e tem hoje cerca de 60 mil acessos mensais, sendo que ainda não foi divulgado em outros meios de comunicação além do jornal impresso por estar ainda em fase de finalização.

A partir da criação do jornal, Márcio Muniz passou a participar dos eventos e reuniões regionais, e no ano de 1994, em um encontro realizado entre 14 prefeitos da das cidades pertencentes microrregião de Andrelândia, propôs a criação do primeiro circuito turístico de Minas Gerais, o “Circuito dos Queijos e das Montanhas”, hoje “Montanhas Mágicas da Mantiqueira”, do qual foi presidente por vários anos.

Como empreendedor e associativista, Márcio foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Passa Vinte; fundador, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e do Turismo de Aiuruoca; vice-presidente e presidente do Consider Sul – antigo Conselho de Desenvolvimento das Associações Comerciais do Sul de Minas – junto à Federaminas, e vice-presidente da Associação “Rio Minas Trem Mineiro”, com sede em Barra Mansa. Atualmente é diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço, diretor da Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço, e diretor do Sindijori – Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br