Foto: E.E. de Esino Médio
Trabalho apresentado pelos alunos que recebeu premiação na categoria “Melhor Avaliada”
O Desafio Minas Olímpica e Paralímpica teve como tema “O Espírito Olímpico e Paralímpico não combinam com o Trabalho Infantil e Violência Social”. Promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Criança e Adolescente, o desafio teve a participação de vários alunos do ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os alunos participantes foram orientados a produzir uma foto que representasse os valores olímpicos e paralímpicos e uma frase que os relacionassem ao enfrentamento do trabalho infantil ou da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Foram inscritas ao todo 465 postagens na página do Desafio no Facebook e gerados mais de 6 mil compartilhamentos. A Comissão Organizadora escolheu três fotos vencedoras para a categoria “Melhor Avaliada” e outras duas fotos foram selecionadas na categoria “Mais Curtida”, por receberem o maior número de likes.
A Escola Estadual de Ensino Médio de São Lourenço foi uma das selecionadas na categoria “Melhor Avaliada”. O grupo de alunos produziu uma foto com uma judoca dando um golpe em um mau elemento e foi acompanhada da frase: “O esporte golpeando as manipulações da exploração do trabalho infantil”. A diretora da Escola, Mirelle Maduro Seret Lion, enfatiza que a instituição sempre adere a projetos que agregam valores aos alunos.
“A realização do programa de educação Transforma levou aos nossos alunos conhecimento, vivência e experimentação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ofereceu informação, orientação e inspiração para que criássemos e desenvolvêssemos novas aulas e atividades interativas de valores ao nosso cotidiano escolar”, salienta a professora Zilcleia de Oliveira Alves Ferreira, que acompanhou os alunos durante a elaboração do projeto.
“Fico muito orgulhosa do empenho do corpo docente e discente. Sempre empenhados em fazer o melhor!”, conclui Mirelle.
Premiação
O grupo de alunos vencedores do Desafio receberão uma bola de futebol de campo adulto e uma bola de futebol de campo infantil. Os professores orientadores receberão um kit Minas 2016, com uma bolsa, um encarte dos centros de treinamento olímpicos estaduais e um pen drive.
Já as cinco escolas vencedoras receberão como prêmio um kit esportivo (1 jogo de camisa completo – tamanho adulto, 1 jogo de camisa completo – tamanho infantil, 1 bola de futebol de campo adulto, 1 bola de futebol de campo infantil, 1 bola de futsal adulto, 1 bola de futsal infantil, 1 bola de Handebol H3 e 2 redes de vôlei).
Durante todo o período do concurso, a página do Facebook recebeu mais de 34 mil interações diretas, atingindo quase 365 mil pessoas.
*Com informações
direitoshumanos.mg.gov.br