Sevar discute melhorias no mercado varejista de alimentos/Foto: Prefeitura de São Lourenço
Mais de 1,7 mil pessoas se reuniram no 12º Super Encontro Varejista (Sevar), no Hotel Guanabara. O evento é um momento de qualificação profissional e oportunidade de negócios no ramo do varejo alimentício.
Promovido pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço (Ace), da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de São Lourenço, da Água Mineral São Lourenço e do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, contou com a participação do presidente do presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Fernando Antônio França Sette Pinheiro.
O público-alvo foi composto de supermercadistas, panificadores, varejistas em geral, atacadistas e funcionários desses segmentos. O objetivo é promover a qualificação profissional no setor; gerar negócios e relacionamento comercial. A programação é composta de palestras, fórum, workshops e debates sobre o momento atual e as tendências do varejo.
Para o fornecedor, é um importante encontro com todos os portes de empresários varejistas da região, especialmente durante a “Mostra de Fornecedores”, uma feira destinada a lançamentos de produtos e serviços, degustação e negócios. “Num momento de retração econômica, as empresas devem fortalecer as parcerias existentes, buscar novos parceiros comerciais e treinar mais a equipe, e o Sevar oferece exatamente isso”, destaca o presidente da AMIS, Alexandre Poni.
Palestra
Na apresentação, o diretor vai falar da atuação do Ipem-MG nos supermercados; das políticas públicas de metrologia e qualidade e da conferência de equipamentos usado no dia a dia do varejo e passíveis de aferição pelo órgão. A palestra é uma grande oportunidade para o varejista conhecer detalhadamente a atuação do Instituto, um aliado no desenvolvimento do setor, na medida em que ao invés de punir, passa a orientar o trabalho dos empresários.
A presença de Fernando Sette no evento, além de um bom relacionamento entre as partes, representa maior aproximação do segmento supermercadista, por meio da AMIS, com o Ipem-MG.
Trabalho social
Durante o Sevar, serão recolhidos alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem doados ao Jardim Escola Tereza de Jesus. Quem quiser doar, basta levar qualquer quantidade de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal ou limpeza doméstica. Os pontos de recebimento ficam localizados na entrada do evento. Este é um trabalho do “Programa Vida”, que coordena as ações sociais da AMIS.