Por Gislene Vilela
Foi realizado dia 26/09, a partir das 17h, na Catedral de Bambu do Parque das Águas, o primeiro Entardecer com Viola, promovido pelo Padre Roberto Antônio Nogueira, pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, com a participação de um grupo de violeiros da cidade.
O projeto tem como objetivos resgatar a música caipira, também conhecida como sertanejo de raiz, que é uma manifestação popular de relevância para a identidade brasileira e proporcionar aos presentes momentos de verdadeira imersão no universo cultural deste instrumento. “Que através dessa apresentação cada um possa sentir a presença de Deus, pois se conseguimos realizar essa atividade foi pela graça d’Ele”, frisou Pe. Roberto.
“É a realização de um sonho! Foram apenas três meses de ensaio, 10 violeiros com a meta de chegar a 25. O grande número de pessoas presentes é sinal que a viola caipira e a nossa cultura ainda têm espaço”, disse Gustavo Costa, professor de viola caipira na Oficina de Música Erich Mathias.
Na ocasião, foram arrecadados alimentos que serão doados para o Educandário Sta. Cecília.
O estilo de música apresentado agradou o público que aplaudiu de pé e pediu bis, sinal visível de que a apresentação foi um sucesso.
Para Vera Vaz, gerente do Parque das Águas, Pe. Roberto sempre terá apoio para a continuidade do Projeto.
Mais um evento cultural em São Lourenço que merece ser preservado e difundido.