Por Jorge Marques
Uma vida inteira de dedicação a música e a cultura de São Lourenço. São 58 anos que o Maestro Joaquim Ferreira se dedica a atual Sociedade Musical Antônio de Lorenzo (SMAL) e, por isso, recebeu uma justa homenagem na sexta-feira, 8 de julho. A escola de música da banda recebeu o nome do maestro em uma solenidade surpresa.
“Não sabia que eles haviam preparado essa homenagem. Quando cheguei para dar o ensaio, como fazia rotineiramente, me deparei com essa surpresa. Senti-me muito lisonjeado e emocionado”, conta o Maestro Joaquim Ferreira.
Em clima de festa, uma placa foi descerrada pelo homenageado na faixada da sede da SMAL com a presença de amigos, familiares, diretoria e músicos da banda. Para o presidente da banda, Samuel Ernani Ferreira Pinto, essa homenagem foi uma maneira de reconhecer o trabalho do maestro e firmar a memória da banda.
“A banda foi paralisada em 1985 por falta de recursos financeiros e músicos. Em 1994 foi reativada e o Maestro Joaquim foi convidado para regente. Desde 1958, ano de fundação da então Banda Paroquial Frei João Bosco, que o Joaquim se dedica a ela, inclusive consertando instrumentos”, disse o presidente.
“Quando propomos fazer a homenagem com a indicação do maestro, tivemos o apoio de todos que compõe a banda. Não houve nenhum tipo de rejeição. Ele dedica a vida a música e a banda”, complementou Samuel Ernani Ferreira Pinto.
Breve histórico
A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo foi fundada em 1958 com o nome Banda Paroquial Frei João Bosco, sendo comandada pelo maestro e professor Francisco Nisticó, que teve como auxiliar o Maestro Joaquim Ferreira. É considerada como utilidade pública Municipal, Estadual e Federal.
Já está com 22 anos de reativação. Joaquim Ferreira começou na banda desde a fundação como auxiliar do maestro. Com a mudança de Francisco Nisticó para Itajubá em 1961, Joaquim assumiu a regência da banda e foi professor de música. Depois de 10 anos a banda encerra as atividades por dificuldades financeiras e de formar novos componentes.
Alguns anos depois antigos músicos se reúnem e reativam o sonho com o nome de Sociedade Musical Antônio de Lorenzo. Em 1985, outra dificuldade financeira e de músicos faz com que a banda encerre suas atividades novamente. O amor pela música fez com que o maestro e professor Joaquim Ferreira, junto com o diretor musical e professor, José Carlos, reativasse a Sociedade Musical.
Leia mais sobre a história da SMAL
Apresentações
A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo vai se apresentar no dia 23 de julho no calçadão de São Lourenço a partir das 16h e no dia 31/07 a apresentação será após a chegada a procissão na Igreja Matriz e marcará o início da Festa de Agosto