Na sua 11ª edição o Festival de Artes Cênicas de São Lourenço será realizado 5 a 9 de outubro, no auditório da Sociedade Brasileira de Eubiose, localizado na Av. Getúlio Vargas, nº 481, com entrada franca.
O Festival terá apresentações de sete instituições de ensino participantes, em cada dia de realização.
Para Natan de Oliveira, idealizador do evento, o Festival foi criado em 2001 com o objetivo de valorizar o teatro, incentivando os alunos a praticar as artes cênicas. “Há uma movimentação muito grande na escola, entre alunos e professores que se dedicam para a realização do evento. O mais importante é que movimenta toda a comunidade escolar”, ressalta.
Ao longo dos anos e após uma longa interrupção, o Artes Cênicas perdeu algumas características com as quais foi criado. Inicialmente era uma competição, no glamoroso estilo do Oscar americano, com as diferentes categorias de Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Peça, entre outras e os vencedores levavam uma estatueta para casa. “Acredito que quando se tem competição acaba se exigindo mais do todo, se valoriza mais”, afirma Natan. “Mas o importante é que a valorização da cultura se mantém e hoje é o maior evento de teatro da cidade”, conclui.
Desde que o evento foi retomado, em 2009, está na sua sétima edição consecutiva e mantém os princípios essenciais de promover as artes cênicas com fins educacionais e formativos. O festival é ainda uma oportunidade de congregar alunos e educadores das escolas em um intercâmbio social, cultural e artístico, junto à população.