Alunos do 4° ano realizam limpeza na Vila dos Cabritos
Durante o primeiro semestre de 2017 a Secretaria Municipal de Educação e o Serviço de Vigilância Epidemiológica de São Lourenço, propuseram para as Escolas Municipais o desenvolvimento de um projeto educacional que tivesse por objetivo o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de diversas doenças.
A Gerente de Vigilância Epidemiológica do município, Ariléia Nascimento, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e apontou a necessidade de um trabalho em parceria para a difícil e necessária tarefa de eliminar os focos de transmissão do mosquito. Estiveram na reunião, Leila Palma Policarpo Ferreira, secretária municipal de educação, e a diretora municipal de desenvolvimento do ensino, Daniela Aparecida Amaral Bacha.
Além de propor o desenvolvimento do projeto, a Secretaria decidiu também oferecer um computador para a escola que apresentar o melhor projeto.
Nesta edição, temos os registros do trabalho desenvolvido na Escola Municipal Melo Viana, sob direção da Professora Aline da Silva Fernandes de Paula.
Além do trabalho de conscientização dentro da sala de aula, o projeto envolveu os alunos com a comunidade. Foram realizadas panfletagens nos estabelecimentos comerciais, blitz nos semáforos do centro da cidade, palestras e apresentações de coral na escola. Além destas ações, as crianças também puderam fazer, junto com os educadores, uma limpeza de terreno na Vila dos Cabritos.
Além das ações com o Ensino Fundamental, os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) ministraram uma palestra sobre o tema em uma Faculdade particular da cidade.
O prazo para que as escolas apresentem os projetos para a secretaria termina ainda este semestre. Nas próximas edições teremos os registros dos trabalhos desenvolvidos nas demais escolas.