Nos dias 19 e 20 de setembro, será realizada a primeira edição do Festival Primavera Cultural, no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra. Serão dois dias de programação diversificada nas diferentes áreas culturais, sociais e educativas, tudo gratuito e aberto para o público de todas as idades.
O evento é realizado com o objetivo de valorizar as expressões culturais, promovendo o intercâmbio entre artistas da região, nas mais diversas áreas.
Durante a manhã, haverá atividades para jovens e crianças, como pintura facial, contação de história, gincana, circo e teatro e, em simultâneo, serão oferecidas palestras com agentes atuantes nas áreas de educação, meio ambiente e sustentabilidade, voltadas para um público mais adulto.
“É um evento com grande importância social, visando o proativismo e a sociabilização. É um processo dinâmico pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo. E essa relação com o seu meio resulta no desenvolvimento do seu potencial, ajudando-o a criar sua personalidade assim como seus valores e senso crítico”, explica Michelle Elise, assistente social e uma das realizadoras do evento.
O Festival Primavera Cultural oferecerá também oficinas culturais, desde trabalhos artesanais, como produção e história das Maracás, à oficinas de música e de circo/teatro, aulão e roda de capoeira. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público das mais diversas idades.
No início da tarde, o público poderá se emocionar com as apresentações artísticas dos projetos sociais do Munícipio, entre eles, o Projeto Crer-Ser e o Grupo Viver, do CRAS.
Durante a noite, as apresentações musicais prometem agradar a todos os gostos, com uma variada programação musical, nos diferentes estilos, MPB, Reggae, Hip Hop, Funk e mais.
“Procurando promover e valorizar a cena regional e local, será aberto um espaço às bandas da região, que geralmente não têm oportunidades para se apresentarem”, explica Matheus Ilha, produtor cultural e um dos realizadores do evento. Serão ao todo cinco apresentações por noite, com shows de Dada Yute, Ojan, Royal Reggae Band, Igor Bidi, TheBosh55, Função Nativa e muito mais.
Em simultâneo ao Primavera Cultural, será realizado o 1º Slack Mantiqueira Line, o primeiro campeonato de Slack Line de São Lourenço, atraindo amantes do esporte de todo o Brasil, com competição e premiação.
Além disso, estarão montados estandes de parceiros do evento, como a ONG Arara, que fará distribuição de sementes e conscientização ambiental; Bombeiros; Grupo Escoteiro; Polícia Ambiental; Ong Terra das Águas e Gerência do Meio Ambiente, que dará mudas frutíferas para ser realizado um plantio com os participantes do evento.
O Primavera Cultural é uma realização do MIRA (Movimento Independente de Resistência e Arte), organizado por jovens moradores de São Lourenço, formados nas diversas áreas culturais de educação, música, assistência social e comunicação, que realizam eventos na cidade com frequência, com o objetivo sempre de ampliar a interiorização e a democratização do acesso a cultura.
O evento tem o patrocínio do Carrossel Supermercados, MURY Contabilidade e Hotel Guanabara e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Mais informações : Facebook: Primavera Cultural