Turma 2015 do Tiro de Guerra 04-024
Na noite de sábado, 28, encerrando a ano de instrução, o Tiro de Guerra 04-024 realizou a Formatura Final da Turma de 2015. A ocasião contou com a presença de familiares dos atiradores, convidados, autoridades civis e militares. Abrilhantou o evento a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.
Na solenidade foram condecorados os atiradores que se destacaram durante os treinamentos ao longo do ano, diploma de honra ao mérito e entregues os certificados de conclusão do curso de formação de cabos.
O orador da turma, atirador Mikael, disse que celebravam uma conquista, um marco na vida de cada um e que a formatura simbolizava mudança, crescimento e amadurecimento. “Mais do que lições, também estamos levando hoje uma nova família. Durante o Serviço Militar fizemos novos amigos, nos divertimos, trocamos experiências, cuidamos uns dos outros e nos tornamos irmãos”, frisou.
O chefe de instrução subtenente Nilton da Silva Batista agradeceu ao Prefeito e diretor do TG, assessores, funcionários, padrinhos, parceiros e familiares dos atiradores. Em seu discurso, transmitiu uma mensagem especial para os formandos: “Quero que levem do TG, o que aprenderam de bom e que possam ter o discernimento para identificar o que vai fazê-los crescer. A melhor coisa que o ser humano pode fazer por si mesmo e pelo próximo é: o bem, ser produtivos e complacentes”. Subtenente Nilton ainda destacou que amar a pátria não é prerrogativa dos militares. “É um direito de todos os brasileiros, manifestada através de seus atos, cultuando os símbolos nacionais e lutando por uma sociedade digna, desempenhando sua função social através da profissão que escolheu”, enfatizou.
Segundo o prefeito José Neto, o Tiro de Guerra prepara cidadãos. O bom atirador vai ser um homem bem sucedido, um pai exemplar e um cidadão conhecedor de seus direitos e deveres aptos para exercer a cidadania no dia-a-dia.
Os padrinhos da Turma de 2015, Antônio de Oliveira Rezende (ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira) e Maria José Reis Rezende (educadora) dirigiram-se emocionados aos afilhados: “Nosso desejo é que se realizem plenamente no ideal que cada um tem em vista, não apenas no que aprenderam de civismo e respeito à Pátria, mas, especialmente, na vida em família que naturalmente pretendem constituir”. Salientaram que com 66 anos de casamento dão testemunho de que a fidelidade e o amor recíproco, quando verdadeiros, têm longa duração. “É assim que vamos prometer-lhes amizade sincera com pedido a Deus Pai que abençoe em plenitude a vida de cada um de vocês”, finalizaram.
Cerca de 50 atiradores passaram nove meses de instrução com o objetivo de desenvolver técnicas militares e agregar conhecimentos a níveis social e humanitário. Um período que aprenderam e praticaram valores como: disciplina, lealdade, espírito de corpo, camaradagem, responsabilidade, entre outros. Uma noite em que saíram formados como reservista de segunda categoria.
Os padrinhos ladeados pelo diretor do TG, prefeito José Neto, e pelo chefe de instrução, subtenente Nilton
Fotos: Eduardo de Souza