Na última quarta-feira, dia 17, uma forte chuva atingiu São Lourenço e região, provocando diversos transtornos. Soledade de Minas também sofreu com a chuva e teve vários pontos de alagamento.
Segundo a Defesa Civil, a chuva foi totalmente atípica, pois a previsão era de 10 milímetros de precipitação durante todo o dia. Dessa forma, não foi emitido nenhum sinal de alerta amarelo ou laranja referente a este tipo de precipitação através do ALERT AS (Centro virtual para avisos de eventos meteorológicos severos para o Sul da América do Sul do INMET).
Entretanto, ao final do dia, o volume da água já estava acumulado em 88 milímetros.
Um dos pontos atingidos na cidade pela forte chuva e correnteza foi perto do Trevo do Ramon, no Trevo de acesso ao Anel Rodoviário de São Lourenço, onde passa a linha do Trem das Águas. Lá houve a queda de um pontilhão da estrada de ferro que era sustentando por uma estrutura de pedras e aços que foram levados pela enxurrada.
Com isso, o tradicional passeio no Trem das Águas, que liga São Lourenço a Soledade de Minas está suspenso por um tempo indeterminado.
Na região do Trevo e perto do Aeroporto a água chegou a interditar por um período as duas pistas.
A Defesa Civil juntamente com o SAAE e Corpo de Bombeiros atenderam a diversos chamados da população. As áreas afetadas com maior gravidade são as áreas de riscos já conhecidas destes órgãos, e que foram prontamente atendidas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um córrego transbordou no bairro Carioca, no “Buraco Quente” e a água acabou invadindo uma residência.
Outros pontos do bairro Federal, Nossa Senhora de Lourdes,Solar dos Lagos e na Rua Ledo, também tiveram alguns alagamentos.
Como medida preventiva a Secretaria de Infraestrutura de São Lourenço irá começar na próxima segunda-feira, dia 22, um serviço de desassoreamento e limpeza do córrego “Da Miguela”, no bairro São Lourenço Velho. A equipe iniciará o trabalho no Ribeirão São Lourenço e partirá em direção ao bairro.
A obra será para evitar enchentes, águas empoçadas, bem como a proliferação de insetos. Todo processo já foi deliberado pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), e com autorização do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAN), foi realizado um convênio com a empresa PEMI, que será responsável pelo serviço do local.
A Secretaria informou que outras áreas com córregos também receberão a limpeza em breve.
A Defesa Civil está em constante estado de alerta e pede aos moradores das áreas de risco, que façam o monitoramento, e em caso de urgência e emergência utilizem os telefones da Defesa Civil 199 ou 99182 0121 ou ainda, chamem o Corpo de Bombeiros pelo número 193.