Foto: Fundação CIMA’s
Depois do falecimento do professor Cimas, em fevereiro de 2015, foi necessário que um novo conselho assumisse a Fundação, caso contrário ela seria extinta.
O promotor de São Lourenço, curador das fundações do município, escolheu um conselho técnico para administrar provisoriamente a Fundação CIMA’s. Após um ano, o promotor irá analisar o trabalho realizado por este novo conselho e decidir a melhor providência a ser tomada. O conselho atual é composto por dois médicos, um farmacêutico, dois advogados, uma psicóloga, dois especialistas em meio ambiente e um engenheiro civil.
O jornal Correio do Papagaio foi visitar a sede da Fundação CIMA’s e conhecer o novo conselho, as propostas e o trabalho que vem sendo realizado.
“Nos últimos dois anos, por motivo de doença do Professor, a Fundação ficou abandonada e precisamos deste tempo para organizar tudo”, explica Gláucia Esqueda, atual diretora-presidente da Fundação. Segundo ela, desde que o novo conselho assumiu, em julho de 2015, tem vindo a organizar o local, limpando, restaurando e tomando “pé das coisas”.
Em 20 de dezembro de 2015, foi realizado o primeiro grande evento cultural, que contou com diversas apresentações musicais, palestras e práticas terapêuticas, com entrada franca.
Além disso, estão sendo oferecidos de forma permanente atendimentos terapêuticos, tais como Psicologia Clínica, Acupuntura, Ozonioterapia, Reiki, Terapia Floral e Hatha Yoga, com valores diferenciados.
“O objetivo é transformar a nova Fundação CIMA’s num espaço cultural e de saúde para toda a população”, ressalta Gláucia.
A ‘nova’ Fundação tem como objetivo resgatar o trabalho já desenvolvido pelo Professor. A reativação do Horto Municipal, o trabalho social e atendimentos terapêuticos com preços acessíveis. “O serviço de retirada das manchas senis foram suspensos pelo novo conselho porque quem tinha o conhecimento para realizar o procedimento era o Professor, que criou a técnica há mais de 30 anos, pioneiro no Brasil”, explica a diretora-presidente.
“É importante sublinhar que estamos administrando sob uma ordem judicial e somos cobrados pelo judiciário”, reforça Gláucia.
O museu está sendo transferido para a casa principal da Fundação, em restauração. São vários cômodos, onde serão expostas as obras autografadas por Salvador Dali – acervo da Fundação -; o museu histórico, doado por Teresinha Vilela; uma sala dedicada ao Professor, com documentos, objetos pessoais, narrando um pouco da sua história.
“As outras salas queremos deixar para exposições temporárias de artistas locais e regionais, movimentando a cultura e valorizando os nossos artistas”, sublinha Gláucia.
A Fundação, além do museu, horto, recepção – onde foi montada a lojinha de produtos naturais – e o auditório, conta também com um laboratório com equipamentos de primeira qualidade, piscina, jardins e algumas casas.
A ideia é reativar, pouco a pouco, cada espaço da Fundação, promovendo cursos, como, por exemplo, de hotelaria, de forma a envolver e beneficiar toda a comunidade.
Os trabalhos da nova Fundação estão a todo vapor. Ainda assim, o espaço físico e o acervo são muito grandes. Precisa-se de colaboradores, voluntários e parceiros financeiros para total recuperação do espaço, promovendo o idealismo que existe por trás da Fundação.
A Fundação CIMA’s foi instituída em 1987 como entidade de assistência social, sem fins lucrativos e está localizada na Av. Damião Junqueira de Souza, 740, bairro Federal.
A entidade tem como finalidades a pesquisa e divulgação dos resultados obtidos de ervas brasileiras e das águas minerais que auxiliem na manutenção e melhora da qualidade de vida por meios naturais; assim como divulgar e cultivar as artes; promover ações de assistência e desenvolvimento social que tenham como resultado a diminuição das desigualdades socioeconômicas dentro da área de atuação da entidade.
Para o mês de janeiro, a Fundação CIMA’s tem um calendário repleto de atividades culturais, além dos atendimentos permanentes já instituídos.
Para mais informações acesse o Facebook/FundaçãoCimasSl ou o portal www.correiodopapagaio.com.br
Telefone: (35) 3331-2000
Foto: Fundação CIMA’s |