A proposta do Congresso é realizar uma semana de imersão no debate da educação e das comunidades de aprendizagem. Especialistas conceituados, como José Pacheco (idealizador da Escola da Ponte), Sabrina Bittencourt (da Escola com Asas) e Kaká Werá (do Instituto Arapoty) irão apresentar seus insights sobre as inovações nos processos de aprendizagem de uma sociedade conectada em rede e os meios de aplicá-las em suas comunidades.
O conteúdo do Congresso foi idealizado por Thyagi Das, que é o anfitrião do evento. Thyagi Das é músico, educador, artesão, inventor, clown, permacultor e pai. Hoje vive na zona rural de Soledade de Minas, com sua esposa e três filhos. Para Thyagi, a sociedade vive um momento de ‘despertar’ em relação à temas tão essenciais como cuidados com o Meio-Ambiente e a Educação. “Sinto que nos afastamos demasiado da finalidade da educação que é a Aprendizagem e no seu lugar instituímos grades curriculares e outros condicionamentos sociais que têm desestimulado e muito o nosso nato interesse em aprender, e isso me preocupa”, afirma o anfitrião.
Em uma conjuntura atual em que a educação formal das escolas tradicionais vem sendo muito questionada pelos novos pais e onde o homeschooling está ganhando território entre as famílias brasileiras, um debate deste porte aumenta ainda mais a rede de pais, educadores e interessados no tema para promover uma mudança concreta.
Quem participar poderá assistir a temas como “O Desejo inato de Aprender”, com a parisiense Clara Bellar; “Aprendizagem na Sociedade em Rede”, com Augusto Franco; “A Democratização da Escola”, com José Pacheco; e muitas outras.
Para participar é muito simples. Basta realizar a inscrição e serão enviados os links para as palestras online, nos horários pré-determinados. Há ainda a possibilidade de acessar ao conteúdo Premium, que possibilita rever as palestras quando quiser e ainda receber as palestras bônus além de ser adicionado à um grupo exclusivo no Facebook diretamente com os palestrantes.
Este é o primeiro Congresso Online sobre comunidades de aprendizagem no Brasil, posicionado em três grandes nichos: realização pessoal, empreendedorismo e educação, e já está com mais de 1.500 inscritos.
“O formato de Congresso Online, ou seja, transmitir em rede conteúdos de alto valor informativo e transformativo para nichos específicos de interesses, está disseminado em todo o mundo e vem ganhando muita força no Brasil nos últimos 2 anos”, explica Thyagi.
“Embora o Aprendizagem Viva seja o 1º Congresso de sua natureza, já é a segunda iniciativa Sul Mineira em Congresso Online, tendo sido precedido pelo CINAI, 1º Congresso sobre alimentação Inteligente que aconteceu em Março passado, e foi sediado aqui mesmo em São Lourenço”, conclui.
Para mais informações acesse: www.aprendizagemviva.com.br