22:33hs
Quinta Feira, 20 de Junho de 2024
São Lourenço - Notícias
12/09/2023 22h57

IV Encontro de Escritores em São Lourenço une literatura, música e homenagem

Evento reúne autores, professores, estudantes e apaixonados pela leitura em noite especial

Aconteceu no Auditório da Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE) o IV Encontro de Escritores de São Lourenço e Região, 19/08, organizado pelo Grupo Literário Fonte das Letras. Um dos principais objetivos é celebrar a literatura e a cultura escrita permeado por música, poesia, homenagem, arte e entretenimento. A 4ª edição teve como tema, “São Lourenço Poético”.

Em uma noite de inverno, clima gostoso e aconchegante, o evento literário trouxe uma programação diversificada: Coral Toda Voz, sob a regência de Tau Assumpção; Coral Bach, sob a regência de Santiago Blanque e Tau Assumpção; Momento Pequeno Mundo (música e percussão), com Helder Catraca; apresentação dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Túlio Bento; Sarau do Grupo Literário Fonte das Letras - Declamação de poesias - tema: São Lourenço Poético; Performance Lili (transição de tema); Homenagem à maestrina Edna Macedo de Souza Neves; Apresentação da cantora Patrícia Vilches com seus alunos: Luan Augusto, Luiza Luz e Mariza Simões, acompanhados por Glória Menna Barreto e Cyro Costa. As atrações envolveram o público.

Para estimular o prazer pela leitura e despertar o interesse dos presentes pela literatura, teve sorteio de livros e entrega de certificado de participação. Vale ressaltar que toda programação foi gratuita e aberta ao público.

A organização prestou homenagem a Edna Neves, uma das maiores musicistas de São Lourenço, que faleceu há quase cinco anos. Momento de grande emoção.
Concepção

Inspirado por um sonho do escritor e ex-vereador Isac Ribeiro tudo começou. Encontrou apoio incondicional de sua esposa Maria José (Zezé) para transformá-lo em realidade. A semente lançada em 2018 germina continuamente e tem multiplicado em terra fértil.

Com três livros publicados e contribuição significativa na cultura, trabalhou como assessor durante a gestão da homenageada na presidência da Fundação Municipal de Cultura (FUMDEC).

Escolhido, por unanimidade, Presidente de Honra do Grupo Literário Fonte das Letras. Um exemplo para todos os membros.

Sobre a homenageada

Edna Neves foi presidente da FUMDEC de 1989 a 1997. Um trabalho prestado de forma voluntária. Em sua atuação publicou o livro da história dos pioneiros beneméritos de São Lourenço objetivando resgatar do anonimato da tradição familiar, parte substancial da Memória da comunidade, perpetuando-a, desse modo, para o estudo e o exemplo das gerações. Em 1989, fundou o Coral Lírico de São Lourenço para participar dos eventos culturais. No início de 2019, o Coral recebeu o nome de sua fundadora “Edna Neves”. Criada entre militares, sempre expressou sua dedicação ao Tiro de Guerra 04-024 de São Lourenço, culminando como madrinha da turma de 2014.

Desse modo, a professora, musicista e historiadora, que faleceu em 03 de dezembro de 2018, na cidade de Itajubá, deixa um grande legado.

Em 1992, a conclusão do prefácio do livro ‘Os Pioneiros do Progresso de São Lourenço’ assinado por Edna Neves, dada a sua importância histórica e seu olhar atemporal, poderá ajudar os participantes do IV Encontro de Escritores a refletirem: “Colocaremos no altar de nossas lembranças mais esta bênção de Deus: ver brilhar no presente as realizações dos nossos saudosos pioneiros e sentir que os munícipes de hoje continuam, unidos, trabalhando pelo progresso de São Lourenço, cidade que tem por destino curar os males do corpo, através das águas medicinais, e fortalecer nossa alma com a sua já tão decantada aura espiritual...”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br