11:48hs
Sábado, 27 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
18/06/2010 17h01

Jornada Sul Mineira de Gastroenterologia debate doenças graves da população brasileira

Jornada Sul Mineira de Gastroenterologia debate doenças graves da população brasileira

Com o objetivo de promover oportunidades de atualização médica, a Unimed Circuito das Águas apoiou no final de maio a Jornada Sul Mineira de Gastroendoscopia, realizada pela Seccional Sul Mineira da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais (SGNMG) e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva/Minas Gerais (SOBED-MG). O evento também recebeu o apoio da Unicred Sul Mineira e ocorreu nos dias 28 e 29 de maio no CTEC da Unimed (Centro de Treinamento e Educação Corporativa).

Participaram da mesa de abertura da Jornada, o diretor financeiro da Unimed, dr. Ivan de Almeida Pinto, que deu as boas vindas aos mais de 70 participantes, entre médicos e estudantes de diferentes cidades do Sul de Minas, além do presidente da Seccional Sul Mineira da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição e também médico cooperado da Unimed, dr. Tarcísio Vieira de Carvalho, grande responsável por trazer o evento a São Lourenço. O presidente da SOBED-MG, dr. Luiz Cláudio Miranda da Rocha, e o presidente da SGNMG, dr. Áureo de Almeida Delgado, também participaram da abertura oficial do evento e ainda contribuíram como palestrantes.

Entre os temas abordados, a Hepatite B e outras doenças do fígado, pancreatites, gastrites e doenças do esôfago, como o refluxo gastroesofágico e do intestino, como a reto colite ulcerativa.

Para o dr. Áureo Delgado, presidente da SGNMG, o evento teve grandes resultados positivos pela boa participação de público e por abordar temas de grande preocupação para a classe médica, como os efeitos da bactéria helicobater pylori, que já contaminou 70 a 80% da população brasileira, e as doenças inflamatórias do intestino delgado, como a Doença de Chron e a reto colite ulcerativa, que foram escolhidas como foco de ação da Organização Mundial de Gastroenterologia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Segundo dr. Áureo, a contaminação pela helicobater pylori se dá hoje no Brasil por ainda termos condições higiênicas e sanitárias precárias. Esta contaminação ocorre normalmente na primeira infância, através de água e alimentos contaminados e é uma das principais causas de gastrites e úlceras no indivíduo adulto, além de inflamações no duodeno e até mesmo o câncer gástrico. Os sintomas de que a pessoa está contaminada pela bactéria são também os sintomas destas doenças, como a dor no estômago, que vai e volta, a digestão difícil, náuseas constantes,  vômitos recorrentes, mal estar digestivo, etc. A boa notícia é que o tratamento com antibióticos pode deixar o indivíduo livre da bactéria, curando-se das úlceras e gastrites e ainda prevenindo o câncer de estômago.

Já quanto às doenças do intestino, dr. Áureo alerta que as pessoas que sofrem de diarréias constantes devem procurar ajuda médica para o diagnóstico do problema. A Doença de Chron e a reto colite ulcerativa são doenças graves, que causam diarréias repetidas ou crônicas, além de dor abdominal, emagrecimento, anemia e desnutrição. As doenças têm tratamento e o governo, inclusive, disponibiliza remédios porque são tratamentos caros e de longa duração, mas importantes para que os pacientes possam manter a doença sob controle a um custo praticamente zero.

A jornada científica teve também seus momentos de confraternização, no coquetel oferecido pela Unimed na noite de sexta-feira e almoço realizado no clube Le Sapê, ao final do evento, no sábado.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br