Alunos do 2º ano do ensino médio estão desenvolvendo um projeto de entrevistar figuras negras que marcaram de alguma forma a sociedade sãolourenciana, dentro do contexto da Consciência Negra.
“Nosso objetivo não é valorizar a história de escravidão ou o racismo, mas sim enfatizar pessoas que conseguiram ultrapassar preconceitos e realizar ações transformadoras”, ressalta o professor de Língua Portuguesa, Flávio de Carvalho Guerra.
As jornalistas Gislene Vilela e Deborah Penna foram convidadas pela diretora Mirelle Maduro S. Lion e pelo professor para falar sobre técnicas de entrevistas. Na terça-feira, 3, os alunos tiveram uma manhã diferente, sentados em círculo e de uma forma descontraída aprenderam sobre as diferentes etapas da criação da entrevista: preparação/pesquisa, entrevista e edição.
Em grupos, os alunos devem escolher as personalidades e entrevistá-las. Os trabalhos mais interessantes, tanto a nível de redação, pesquisa e edição, serão publicados no jornal Correio do Papagaio. O projeto tem como objetivo despertar o aluno para o tema da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro, e incentivar o aprendizado da Língua Portuguesa através de diferentes técnicas.