No dia 24 de julho, Mariane Carvalho, do 9º ano do Ensino Fundamental da E.E. Dr. Humberto Sanches venceu o concurso de poesia realizado pelo Festival Nacional da Canção (Fenac ).
O tema, “Água: Encurta essa onda”, era o mesmo para todos os participantes. A professora de português anunciou à turma o tema e debateram por alguns instantes e, em seguida, produziram as poesias, com o objetivo de comentar sobre o consumo consciente da água e sobre a energia.
Para Mariane esta experiência e reconhecimento foram a porta de entrada para o mundo da literatura e vencer o concurso despertou nela um maior interesse pelo universo literário.
“Fiquei muito feliz em saber que tinha ganho o concurso. Esse prêmio despertou maior interesse na leitura”, afirmou ao jornal Correio do Papagaio.
A jovem de 15 anos concorreu com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas municipais e estaduais das sete cidades sede do 45º Festival Nacional da Canção.
A premiação aconteceu no dia 24 de julho, às 21:00h, em frente ao Parque das Águas, na abertura do Festival Nacional da Canção, em São Lourenço.
Na semana anterior, Mariane foi finalista do concurso “EPTV na Escola” e com os outros finalistas irão visitar a redação da emissora, no dia 13 de agosto.
A equipe do Correio do Papagaio parabeniza a estudante, que mostra a importância da literatura e da dedicação ao estudo, se transformando em um exemplo para todos os jovens da cidade e região.
Abaixo segue o poema de Mariane Carvalho que venceu o concurso de poesia:
Preserve
Economizar é
importante
tem que ser sempre e constante
Não desperdiçar é necessário
e não pode ser
apenas temporário.
Esse nosso bem tão precioso
com um futuro já duvidoso,
não pode ser
desprezado
ou tratado com
descaso
A água também é
nossa fonte de
energia,
com as luzes
apagadas
faltaria alegria.
Mariane Carvalho