13:38hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
04/12/2014 09h13

Lixo nas ruas aumenta riscos de alagamentos em São Lourenço

Colocar o lixo apenas nos locais apropriados e armazenado de forma correta é uma questão de respeito pela cidade.

A temporada de chuvas começa agora e o acúmulo de lixo nas calçadas, sarjetas, bueiros e ruas, como acontece há muitos anos, continuará causando alagamentos.

Locais como a Av. Dom Pedro II, no quarteirão do antigo Cine Vogue; ao lado da (ex) agência da Cemig – onde grande parte do Córrego Esperança foi canalizado; esquina do Mercado Municipal, Padaria Santo Antonio; em frente ao Produtor Supermercado e Posto São João, além de alguns outros pontos mais baixos na área central da cidade, acumulam grande quantidade de água e lama durante as fortes chuvas. Após o escoamento é a vez da poeira trazer os seus malefícios, tanto aos moradores quanto aos proprietários das muitas casas comerciais, além de ser uma ameaça à saúde.

O lixo é levado pela enxurrada e acaba obstruindo a passagem da água, entupindo a rede pluvial e poluindo os rios.

Segundo informações da Prefeitura, algumas obras já foram concluídas e outras estão em andamento, o que deverá melhorar a vazão das águas da chuva, “mas é necessária a colaboração da população para que o problema dos alagamentos diminua”, lembram os responsáveis pelos serviços urbanos, apesar de que o trabalho de limpeza da cidade, já há seis meses, está a cargo do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto - e a coleta de lixo atualmente é feita pela empresa Conserbras.

De acordo com a Prefeitura, toda vez que o SAAE e a Secretaria de Infraestrutura Urbana fazem a limpeza de córregos ou abrem trechos da rede subterrânea encontram grande quantidade de lixo, composto por materiais plásticos, garrafas, restos de material utilizado em construções e muitos outros resíduos sólidos que provocam a obstrução da passagem da água e, muitas vezes, devido a encanamentos clandestinos ou mal feitos, atingem diretamente a rede de esgoto, entupindo as galerias e trazendo grandes transtornos, tanto a moradores quanto aos profissionais que cuidam da manutenção.

No período das fortes chuvas os riscos de alagamento aumentam consideravelmente. A conscientização da população é a grande aliada para que estes problemas sejam amenizados, principalmente em se tratando de uma cidade cuja estrutura de redes pluvial e de esgotamento sanitário, principalmente em sua área central, é bastante antiga.

Colocar o lixo apenas nos locais apropriados e armazenado de forma correta é uma questão de respeito pela cidade, pelos moradores e pelo meio ambiente.

Quaisquer solicitações, reclamações, sugestões ou denúncias podem ser feitas pelo telefone (35) 3331-4719 ou diretamente ao SAAE, localizado à rua Senador Soares dos Santos, nº 51, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br