O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), informou ao deputado federal Odair Cunha (PT-MG), no final de fevereiro, sobre a criação de um Polo Tecnológico em São Lourenço.
Com a mudança de Polo de Rede para Polo Tecnológico, o Instituto deixará de funcionar na Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza e passará a atender em sede própria, nas instalações da Escola Municipal Frei Osmar Dirks, que está sendo construída pela prefeitura e será doada ao IFSULDEMINAS. As instalações possuem 10 salas de 52,75m² dividas em dois blocos e um prédio pedagógico. A obra, que já está com cerca de 70% concluída, deve ser finalizada em novembro.
Para o deputado federal Odair Cunha, que apoiou a criação do IFSULDEMINAS, a mudança para Polo Tecnológico é um avanço para a região. "A educação é um dos pilares da cidadania e estes cursos técnicos têm dado mais oportunidades a todos de se qualificarem e, consequentemente, terem mais chances de inserção no mercado de trabalho. Investir na educação é uma prioridade do governo federal, e a ampliação do IFSULDEMINAS, em São Lourenço, vem justamente reforçar a atuação do MEC na cidade e região", destaca Odair.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Ensino da instituição, Francisco Vitor de Paula, o bom desempenho do IFSULDEMINAS foi um dos fatores que permitiu a criação Polo Tecnológico em São Lourenço. "Os números que o Instituto tem apresentado, como quantidade alunos por professor, número de candidatos por vaga, conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), entre vários outros fatores, dão credibilidade, tanto em caráter quantitativo como qualitativo para a instituição concretizar a instalação do Polo", afirmou o diretor.
O IFSULDEMINAS atua na cidade através do Projeto de Extensão Circuito das Águas desde o inicio de 2012. O projeto também atende aos municípios de Cambuquira, Caxambu, Itanhandu e Três Corações. Para iniciar o projeto em São Lourenço, o MEC disponibilizou sete professores temporários e um técnico administrativo e o município cedeu seis professores e um coordenador pedagógico.
Em São Lourenço os cursos técnicos presenciais disponíveis atendem a 203 alunos, divididos nas turmas de administração, contabilidade e segurança do trabalho. Segundo o diretor, os três cursos são noturnos e subsequentes, voltados para os alunos que já concluíram o ensino médio. Além dos cursos presenciais, o Instituto também atua na cidade com a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), tanto institucional quanto pelo programa PRONATEC, do governo federal.
A adesão aos cursos do Instituto nas cidades abrangidas pelo Projeto Circuito das Águas foi comprovada pela alta concorrência que apresentou o vestibular, com média de seis candidatos por vaga.
Antes da implantação do Projeto, o IFSULDEMINAS já ofertava cursos técnicos em São Lourenço por meio do mecanismo de Polo de Rede, gerenciados pelo campus de Machado. Atualmente são de responsabilidade da Reitoria, através de um coordenador geral do Projeto.