11:05hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
12/05/2016 10h30

Moradora de São Lourenço foi à Suíça buscar Chama Olímpica

A primeira brasileira a conduzir a Tocha nos Jogos de Barcelona, em 1992, Lara Leite de Castro volta a levar a Tocha em Brasília
 Lara Leite de Castro correu novamente com a Tocha em Brasília  Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992

Fotos:  Arquivo Pessoal/Lara Leite de Castro

Lara Leite de Castro mora em São Lourenço há dois anos e meio. Em 1992 ela foi a primeira brasileira a conduzir a Tocha Olímpica, nos Jogos de Barcelona. Na época, Lara venceu um concurso nacional de redação, promovido pela empresa Coca-Cola, para estudantes de Educação Física, que ela cursava na sua cidade natal, Rio de Janeiro.
Este ano, ela foi convidada para ir à Genebra, na Suíça, para trazer a Chama Olímpica para o Brasil. Saiu do Brasil no dia 1º de maio e voltou no dia 3, especificamente para buscar a Chama. “Foi muito emocionante. Desta vez acho que fiquei mais ansiosa. Além de ser no Brasil, no meu país, estou mais velha, com outra consciência agora e ainda pelo momento político complicado que estamos vivendo”, contou Lara ao jornal Correio do Papagaio.
Acesa no dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia, onde eram realizados os Jogos na Antiguidade, a Chama Olímpica traz uma esperança de que o símbolo poderá “ajudar os ânimos da população”, declaração proferida pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.
Lara Castro correu de novo com a Tocha Olímpica, em Brasília, no dia da sua chegada ao país, dia 3, e início do revezamento.
A Tocha Olímpica irá percorrer ao todo 327 cidades e 27 estados, até chegar à sede dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Serão 95 dias, com mais de 12 mil pessoas participando do revezamento da Tocha Rio 2016, com a missão de envolver o país no clima dos Jogos.
Neste momento a Tocha está em Minas, onde passará por 34 cidades: Araguari; Uberlândia; Uberaba; Araxá; Serra do Salitre; Patrocínio; Patos de Minas; Varjão de Minas; Pirapora; Montes Claros; Bocaiúva; Couto de Magalhães de Minas; Diamantina; Curvelo; Gouveia; Datas; Serro; Guanhães; Governador Valadares; Naque; Ipatinga; Coronel Fabriciano; Itabira; Ouro Preto; Itabirito; Betim; Contagem; Belo Horizonte; São João Del Rei; Tiradentes; Barbacena; Juiz de Fora; Bicas Leopoldina e Muriaé.

O Fogo como símbolo de paz, união e amizade

A Chama é um importante símbolo dos Jogos, representando a paz, a união e a amizade. A Tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
Há quase 3 mil anos, na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br