14:24hs
Quinta Feira, 18 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
26/01/2017 10h10

Orquestra de Viola resgata e divulga a música caipira

Para o Maestro, Gustavo Costa, existe uma preocupação de que essa cultura seja esquecida

Show da Orquestra em Pouso Alto/Fotos: Divulgação

A música de viola é uma das tradições mineiras mais antigas. Embora esteja ligada à raiz de muitas pessoas, São Lourenço tem apenas um grupo do gênero. A Orquestra de Violeiros do município pretende resgatar, preservar e divulgar a música caipira. A ideia dos Violeiros é aproveitar os feriados prolongados e fazer apresentações ao longo do ano.

No ano passado, a Orquestra de São Lourenço conseguiu marcar presença em alguns eventos em cidades da região e também tocar em pontos estratégicos do município. Porém, o intuito do grupo é aproveitar quando a cidade está mais cheia de turistas e visitantes. O objetivo da Orquestra é desfrutar dessas datas, mas também fazer com que a própria comunidade enxergue e valorize mais a cultura local.

O Maestro da Orquestra, Gustavo Costa, acredita que a cidade poderia valorizar mais a moda de viola. “A música de viola faz parte da cultura mineira, que por sua vez é muito rica. A viola é um símbolo de resistência das cidades do interior de Minas. Com a Orquestra conseguimos fazer com que essa cultura não seja esquecida, já que o perigo é que essas manifestações acabem de existir”, enfatiza.

Apresentação da Orquestra na Basílica de São Lourenço

Este é o mesmo sentimento do Padre Roberto Nogueira, que também faz parte da Orquestra de Violeiros da cidade. Para o sacerdote, esse tipo de música faz parte de sua história. Ele cresceu na roça e desde pequeno aprendeu a tocar viola. “A Orquestra precisa ser reconhecida na cidade e em toda a nossa região. A música de viola faz parte da minha vida e me remete ao passado. Acredito que muitas pessoas também tem a mesma identificação. Além disso, estamos cultivando uma cultura muito rica que está sendo esquecida e pouco valorizada”, salienta.

O grupo existe há pouco tempo. Ele foi criado em junho de 2015. Atualmente ,14 pessoas compõem a Orquestra que acolhe tanto as crianças quanto os mais idosos. Os violeiros surgiram através do próprio Maestro, Gustavo Costa, que lecionando aulas em uma oficina de música expos a ideia de criar uma orquestra. “Inicialmente eu apenas dava aula, mas depois surgiu a vontade. No início éramos eu e mais um integrante. Depois, quando o Padre Roberto apareceu na oficina, contei o meu sonho e ele topou na hora”, conta.

Com a ajuda do Padre Roberto, o grupo foi crescendo e ganhando mais visibilidade, já que o mesmo divulgava para seus amigos e ofereceu uma sala da Paróquia São Pedro São Paulo para eles fazerem os ensaios. O sacerdote conta que a sua participação é algo especial. “É uma oportunidade única. Eu me sinto feliz ao tocar, mas também evangelizo, levo a presença de Deus para todo o grupo. Várias pessoas já nos procuraram também justamente por eu ser padre. Acho que isso desperta a curiosidade e interesse pela música”, revela.

A Orquestra de Violeiros de são Lourenço pode ser encontrada pela fanpage: facebook.com/Orquestra-de-Violeiros-de-S%C3%A3o-Louren%C3%A7o-896120423768852/?fref=ts

Alguns dos integrantes da Orquestra após apresentação

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br